Dias de adaptação - primeiros hábitos e rotinas

Estes primeiros dias de adaptação são sempre um pouco mais atribulados e agitados do que será habitual ao longo do ano... são as trocas de nomes dos novos amigos, as tentativas de "enganar" quem ainda não os conhece bem, algumas travessuras,  preguiça que sobrou das férias e outras situações que se vão deixando para trás à medida em que o tempo vai passando.



É muito importante que, nesta fase, as crianças adquiram hábitos e rotinas que favoreçam o que é fundamental que consigam fazer:
  • "Saber estar" (demonstrar autonomia nas necessidades do dia a dia - higiene, alimentação -  e respeito pelos outros...) 
  • "Saber fazer" (aprender a lidar adequadamente com o tempo e o espaço da sala, desempenhar tarefas, ter inicativa, envolver-se nas actividades / conversas...)

Por isso não devem ser sobrevalorizadas as pequenas birras, queixas ou amuos que a criança possa  apresentar nesta fase... ela está a ver até onde pode ir, a experimentar as suas possibilidades, a descobrir limites.

A apresentação que se segue ilustra de forma simples uma filosofia de "Educar para o Optimismo", que procura desenvolver crianças equilibradas, responsáveis e activas, verdadeiros agentes do seu próprio processo de crescimento... 
Enfim, tudo aquilo que se pretende atingir, contando com o apoio dos pais e restantes familiares.

Hoje estivemos a fazer massa de farinha para modelar mas, quem sabe se, um dia destes...  fazemos estes "biscoitos com peixinhos dourados"!?!

Comentários

  1. Então também começaram como nós, com massa de farinha... Eles gostam muito e acalma imenso...
    Como já começamos há uma semana, também já fizemos outras coisas, mas aquilo que estamos a aprender mesmo a sério a saber estar.
    Bom trabalho
    Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.