Já só dá Natal...

É isso mesmo, as cabecinhas já só pensam numa coisa: o Natal está quase a chegar!

Hoje terminamos uma história contada aos bocadinhos, pois o livro era muito grande, chamava-se"O Natal do Ruca". 

Foi ele que a mandou na "caixinha das surpresas" e nós gostamos muito! 
Com ela aprendemos muitas coisas...
  • Que existe um Calendário do Advento, que serve para fazer a contagem dos dias que faltam até ao Natal; por isso decidimos fazer um e escolhemos  por maioria o formato de boneco de neve e usamos  materiais reutilizados: tampas, lãs, palhinhas, caixas de fósforos e uma garrafinha de iogurte líquido. Ficou assim como se vê na foto e agora todos os dias abrimos uma gavetinha e espreitamos o que está dentro: tem sempre um rebuçado, para o menino a quem cabe abrir e outra surpresa; hoje, por exemplo, foi uma poesia de Natal.

  • Também aprendemos que a contagem pode ser crescente, se começar no 1 e andar para a frente, ou decrescente se começar no 24 e andar para trás... (até experimentamos contar até 10 em contagem crescente e decrescente, e conseguimos!)
  • E descobrimos que o Natal tem coisas diferentes noutros países... então fomos investigar em pequenos grupos, um por cada país integrado no Projecto Comenius (Portugal, Grécia, Turquia, Alemanha, Polónia e Roménia) do qual faz parte o Agrupamento de Darque. Depois colocamos as informações todas no placar:

Também procuramos muito, por iniciativa própria, actividades relacionadas com o Natal, como fazer crafts, uma coisa de que gostamos muito (crafts são trabalhos feitos por nós a partir de "peças" de papel que pintamos, recortamos e montamos a nosso gosto...) ficam giros, não acham?


Coisas que o espírito de Natal faz...

Comentários