Notícias pequeninas... mas importantes!

O nosso Quadro das Tarefas evoluiu... tal como nós, está "mais crescido", ou seja, as tarefas aumentaram e mudou a forma de as representarmos:
Agora usamos fotografias dos meninos a desempenharem essas mesmas tarefas... e gostamos mais assim!

As nossas tarefas actuais são:
  1. Contar os meninos presentes e assinalar o número no friso numérico;
  2. Distribuir as mochilas para o lanche da manhã;
  3. Distribuir os trabalhos para guardar nas capas (rotina semanal);
  4. Preencher os quadros de responsabilidade (Quadro Semanal e Quadro Diário de Actividades)
  5. Distribuir as colheres (para quem lancha iogurtes);
  6. Cuidar as plantas;
  7. Tratar dos animais (tartaruga Guga);
  8. Verificar se a sala está bem arrumada (o Sr. "Polícia");
  9. Chamar os meninos para o "comboio";
  10. Distribuir o Leite Escolar;
  11. Ser responsável pela colocação dos resíduos nos ecopontos;
  12. Distribuir os vai-vens quando há recados/mensagens/trabalhos para casa.
Ufa! Que trabalheira... se não fosse o nosso Quadro das Tarefas, como seria a nossa vida???

E como já estamos assim tão crescidos, iniciamos o Planeamento Individual, para termos mais responsabilidade nas nossas escolhas, sabermos cumpri-las e depois avaliar como o fizemos.

De manhã marcamos com um círculo aberto as áreas para onde queremos ir;
Depois, antes do almoço verificamos o plano, preenchendo o círculo das actividades já cumpridas; se não tivemos oportunidade de fazer alguma coisa, deixamos o círculo por preencher.

De tarde acontece a mesma coisa e, ao final do dia, fazemos a avaliação:
  • Quem cumpriu tudo o que planeou coloca um "visto" - V
  • Quem cumpriu parcialmente (apenas algumas coisas) coloca um ponto - .
  • Quem não cumpriu o plano que decidiu, coloca um xis - X

Assim aprendemos a escolher entre as áreas e actividades disponíveis na sala,  a rodar entre os espaços procurando não fazer sempre as mesmas coisas, a definir o que queremos fazer, a cumprir um plano e a levar as nossas actividades até ao fim. 
Tudo coisas muito importantes, que ajudam a criar bons hábitos para o futuro!

Comentários

  1. Muito interessante e completo o vosso quadro de tarefas.
    Vê-se que são meninos muito crescidos.Parabéns.
    beijos dos fofos e da Rosarinho

    ResponderEliminar
  2. Que fantástico o vosso quadro de tarefas e o de registo das actividades.
    Gostei tanto que mostrar aos Perlimpimpim, estamos mesmo a precisar de elaborar um. Podemos tirar ideias?

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,

    Claro que podes mostrar o nosso QT aos teus meninos... até ficamos orgulhosos.
    Ideias assim são boas para partilhar... com os Perlimpimpim!

    Beijinhos para todos vocês da Sala Fixe

    ResponderEliminar
  4. Olá Rosarinho,

    Obrigada pela visita e pelo comentário... ainda bem que se nota que somos crescidos, nós gostamos mesmo de ser assim crescidos!

    Beijinhos da Sala Fixe para ti e para os Fofos de Belas

    ResponderEliminar
  5. Olá meninos "grandes"!
    Juca, este é um bom exemplo que nos deixas. Como são importantes estes ambientes educativos favorecedores de aprendizagens autónomas! Nesta vossa tarefa, além da consciencialização das responsabilidades das crianças transparecem tantas outras competências ( cognitivas, sociais e diria até afectivas)...
    Parabéns pelas vossas aprendizagens e por dá-las a conhecer.
    Ah! O vosso vulcão está fantástico. Não há filme?
    Beijinhos.
    Ádila

    ResponderEliminar
  6. Olá Ádila,

    Bem-vinda ao Bloguefólio... já tinha saudades tuas, mas sei que andas muito ocupada.

    Fiquei contente por teres passado por cá e ainda bem que gostaste do nosso cantinho. Já viste como estes meninos pensam???

    Quanto ao vulcão, não há filme desta vez, este ano ainda não fiz filmagens. Foi pena, realmente. Quem sabe um dia destes?

    Beijinhos para ti e todo o sucesso para o teu trabalho.
    Encontramo-nos sexta-feira em Braga?

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.