À descoberta do mapa de Portugal

Estas notícias de viagens, aguçam sempre o apetite... foi o que aconteceu com o Afonso B., que ficou cheio de vontade de visitar a Serra da Estrela e até garante que vai lá um destes dias.

O problema é que a mãe não sabe o caminho, por isso era preciso fazer um mapa.
- Pronto, está bem, vamos lá então fazer o mapa...
- Mas eu não sei...
- Se precisares de ajuda, eu posso ajudar-te.
- Tens um mapa, para ver como é?
- Claro que sim, vamos ver então no mapa.

A questão foi alargada ao grande grupo, que também quis ver o mapa; o que havia disponível na altura era uma base de secretária com as imagens de 3 mapas de Portugal.

- Porque haverá 3 mapas diferentes? O país não é sempre o mesmo?
- Não!
- Então não são todos eles mapas de Portugal?
- Pois... são parecidos, têm a mesma forma.
- Mas por dentro são diferentes, este é cinzento e tem água;
- O outro eu acho que tem terra...
- E aquele grande tem os caminhos!
- Então, porque será que são diferentes, se são todos mapas de Portugal?
- São diferentes porque têm coisas diferentes...  
(Lógico, como é que eu não tinha pensado nisto???)
- Pois é isso mesmo, os mapas mostram coisas diferentes do nosso país, de Portugal. Vamos lá ver melhor... o que será que mostra este mapa cinzento?
 - Tem linhas azuis, deve ser água e o cinzento deve ser gelo...
- São rios!
- Ora aí está, este mapa tem a localização de todos os rios de Portugal.
- E este parece que tem terra...
- Porque dizes isso, Luana?
- Porque me parece, mas não sei porquê!
- Eu acho que tem vulcões, mas cá não há vulcões...
- Então são montanhas!
- Parece-me que tens razão, Pedro, é isso mesmo, este mapa mostra as montanhas de Portugal e tem um código de cores conforme a altura delas... quanto mais escura a cor, mais alta é a montanha.
- E este é o das estradas, é desse que precisamos para ver o caminho.

Então marcamos o caminho desde Viana do Castelo até à área da Serra da Estrela, com uma caneta vermelha.
Aqui está o caminho que precisas de percorrer para ir de Viana até à Serra da Estrela.
- E agora, como vou fazer o meu mapa?
- Podes pensar em diferentes papéis que podes usar... há um deles que deixa ver o que se põe atrás, tal como no Quadro de Presenças, será que era bom para fazer o teu mapa?
- Quero experimentar...
 
Parece que resultou e depois de traçado o trajecto, ainda quis escrever os nomes dos locais.
 No final, deu o mapa por concluído e quis levá-lo para casa:
- Agora já posso ir à Serra da Estrela!

Comentários

  1. Olá a todos. É muito agradável perceber como os meninos descobriram coisas tão interessantes nos mapas. Já agora deixo-vos um desafio...e se quisessem vir visitar-nos Ourém (que é onde fica o nosso JI), qual seria o percurso que teriam de fazer?
    Beijinhos e bom trabalho
    Gabriela

    ResponderEliminar
  2. Então uma boa viagem!
    Luz e meninos de Valejas

    ResponderEliminar
  3. Não param de me surpreender, amiguinhos.
    Quantas coisas se aprendem no Jardim de Infância!
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.