"Um leão no Pacífico" e a Biodiversidade

 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, lembram-se?
 Iniciamos com um novo livro, uma nova história...

Chama-se "Um leão no Pacífico" e foi escrita, há alguns anos atrás, por um menino pouco mais velho que nós...
Gostamos de conhecer esta história, que nos contou como um leão foi parar ao Oceano Pacífico  e aí se transformou num leão marinho, para poder viver naquele habitat...

Como é habitual, fizemos a representação gráfica daquilo que mais nos chamou a atenção.
Querem ver algumas?

Sabem que, através destes registos que temos vindo a fazer ao longo do ano, vê-se muito bem como estamos a crescer: podemos observar se os elementos que colocamos têm ou não a ver com a história, como fazemos a estruturação espacial  distribuindo-os na folha de papel e ainda como tem evoluído a representação que fazemos do esquema corporal, só para citar algumas possibilidades de análise... os desenhos são mesmo boas fontes de informação /avaliação.

Depois passamos às diferentes características do ambiente aquático e terrestre, aquilo que agora sabemos chamar-se "Ecossistema"... que palavra tão difícil! 
Para caracterizar os dois ecossistemas, recorremos a revistas e elaboramos em pequeno grupo dois cartazes, com a ajuda da Isaura e da Marlene:
Depois decidimos construí-los a três dimensões, em forma de maquetas, mas para isso foi necessário pesquisar o que são maquetas, para vermos melhor como fazer as nossas...
Navegando na internet acabamos por ir parar ao blogue jardimdecruzeiro, o blogue dos meninos do ano passado da nossa educadora e vimos a maqueta que fizeram do ciclo da água!

Entretanto, o livro novo foi para a biblioteca e umas fotos nas últimas páginas chamaram a atenção a alguns de nós...
- Quem são estes meninos das fotografias?

E foi então preciso contar também essa história, uma história triste e alegre ao mesmo tempo.
A história do autor do livro "Um leão no Pacífico"...

Chamava-se Pedro Maria e tinha 11 anos quando escreveu este conto e com ele ganhou um concurso literário na sua escola. O outro menino das fotos é o seu irmão Frederico.
O Pedro era um rapaz cheio de talento e também o filho mais velho da educadora Xinha, do blogue Príncipes e Princesas, uma sala que connosco mantém intercâmbio.
Como já não está entre nós, partiu com apenas 19 anos, a sua mãe quis homenageá-lo e torná-lo presente nas vidas de ainda mais pessoas através da publicação deste livro. 

Conseguiu-o. 
Em Vila Franca do Lima (Viana do Castelo), a muitos kilómetros de distância de Rio de Mouro (Lisboa), há um grupo de meninos e meninas que conheceram ambas as histórias do Pedro e não as vão esquecer tão cedo...

Comentários

  1. Que bela abordagem aos temas!
    Adorei.
    beijos dos fofos e da Rosarinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Meninos
    Muito trabalho à volta de "Um Leão no Pacífico"...
    Gostei de ver...os vossos desenhos e as vossas aprendizagens.
    Desenhar, escrever e aprender são coisas muito importantes e que devemos fazer para sempre.
    Beijinhos para todos e para a Juca, da Mãe do Pedro (Autor da história: "Um Leão no Pacífico")

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.