Como sopra o vento?

Era esta a pergunta da Luana, que estava no Quadro das Perguntas já há algum tempo...
Pois, porque o tempo não estica e não chega para tudo o que queremos... passa tão depressa!

Começamos por partilhar as nossas concepções prévias (o que já sabemos sobre o assunto):
- O vento é o ar quando se mexe...
- O vento sopra com o ar frio e o ar quente, o quente e o frio é que fazem o vento (Alexandre)
- O vento sopra para fazer a chuva (Pedro)
- Eu acho que são as nuvens que sopram o vento... (Rodrigo R.)
- E como podemos sentir o vento?
- Lá fora...
- A soprar nas mãos...
- Com a ventoínha...
- Com o secador do cabelo...
- Com o aspirador...


Depois passamos às experiências:
Sentimos o sopro nas nossas mãos, sentimos o vento provocado pela ventoínha e também o ar que sai com força do secador de cabelo. Foi um entusiasmo!
Mas o ar em movimento não é sempre igual... às vezes é mais forte, outras vezes é mais fraco!
Então a Isaura mostrou-nos uma coisa nova que trouxe para a nossa sala:
Trata-se de "Explorando a Meteorologia" um jogo didáctico da colecção "O que descobriste hoje?" do Discovery Channel, que inclui outros recursos interessantes sobre várias áreas do conhecimento científico e é adequado à utilização por crianças como nós.


Trazia lá dentro um aparelho com pilhas, mas não funcionava... estaria avariado???

Pensámos, pensámos, até que alguém descobriu que, se calhar, era preciso vento para aquilo  andar à volta! Experimentamos com o nosso sopro e vimos que era mesmo assim...
Mas depois reparamos nas luzinhas que se acendiam:
Soprando devagar, acendia-se uma (verde), mais depressa acendiam-se duas (verde e amarelo) e soprando mesmo com força acendiam-se três (verde, amarelo e vermelho). 
Claro que registamos a velocidade do sopro de cada um... que se mede em Mph (milhas por hora) ou em graus, mas também pode ser em nós, se for na marinha! Quase todos conseguiram atingir a velocidade mais alta...

Este aparelho chama-se anemómetro (- olha, é parecido com termómetro!)  e serve para medir a velocidade do vento. Foi o que fizemos no recreio:
Estivemos ainda a construir moínhos de vento, um brinquedo antigo, mas sempre divertido.
Precisamos de um quadrado de cartolina colorida, tesoura, pauzinhos chineses, bocadinhos de cortiça e goma eva e tachinhas...
Ainda não sabemos tudo, mas já conhecemos o vento melhor um bocadinho...

Comentários

  1. ...e os vossos moinhos ficaram lindos.
    Parabéns pelos trabalhos e pela vossa actividade!
    Luz e meninos de Valejas

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  2. Que actividade tão completa! Parabéns, meninos da sala fixe!
    um beijinho dos fofos e da Rosarinho

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  3. Muito interessante essa actividade...
    Beijinhos para vós,
    Leonor

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