Cuisenaire + Imaginação

Este jogo é mesmo assim, depois e começar vão-se descobrindo as suas possibilidades e elas são quase... infinitas!

Começamos por fazer diversos  jogos em grande grupo com atributos como a cor e a medida das barras, inclusivamente fazendo referência aos valores de cada uma; o jogo traz uma régua-medida que nos ajuda a verificar o valor de cada peça, que é tal e qual como mostra a imagem:
Descobrimos, por exemplo:
- qual é a peça que fica entre a castanha e a verde escura...
- qual é a que é maior (logo a seguir) que a barra cor de rosa...
- menor do que a barra vermelha...
- que barra se encontra a seguir à azul clara...
- e por aí fora...
Estivemos a fazer este jogo com a Isaura e foi muito interessante.

Depois começamos a construir muros, mas havia uma regra importante a ter em conta:
Cada fileira que colocássemos no muro tinha que ter peças diferentes, ou seja, as filas não podiam ter as mesmas barras colocadas da mesma forma...

Mas por vezes acontecia o muro tombar e lá se ia o trabalho todo! 
Assim era complicado representar no papel como ficou...
Por isso, tivemos que arranjar estratégias para que tal não acontecesse:
 
Boas ideias! Com apoio de uma caixa, ou com as barrinhas deitadas é muito mais fácil! O Tomás esteve muito entusiasmado e foi mesmo "campeão", pois construiu o muro mais alto!
 Não consigo!

 Mas, dali a pouco... com uma ajudinha dos amigos:
Já está!
O tempo passou a voar, alguns nem tiveram oportunidade de terminar este desafio feito em pequenos grupos na área dos jogos calmos.

Foi um entusiasmo generalizado... de tal forma que até se ouviu:
- Professora, amanhã vou fazer muros, muros, muros, o dia todo!  
Palavras do Nelson, na hora da avaliação ao final do tarde.

Comentários

  1. Juca,

    Em resposta à vossa questão:
    Somos muitos!
    Somos 125 alunos e 9 professoras e educadoras.
    Uma fartura!
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. No ano passado com o grupo dos mais velhos, também trabalhámos com as barras Cuisinaire, as crianças adoram e são um mundo de possibilidades. Bom trabalho Sala Fixe! beijos dos fofos e d Rosarinho
    Conhecem o pentagrama? no ano passado os meus "coelhinhos adoravam os desafios.

    ResponderEliminar
  3. Juca,
    parabéns por esta iniciativa.È importante que as crianças explorem as barras Cuisenaire de uma forma mais lúdica antes de iniciar o 1º ciclo. Fiquei muito contente, pois a articulação curricular também passa por estas experiências. Mais uma vez, Parabéns!

    Nalusa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.