Cuisenaire

O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980), que decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática e então cortou réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor, tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
 
Este material permite que a criança construa relações entre quantidades e medidas, facilitando a compreensão dos números e operações.  Podem ver em detalhe o material que foi utilizado aqui.
A Isaura contou  a história do Ludo e depois passamos à manipulação livre das barrinhas, que descobrimos serem diferentes umas das outras nos tamanhos e nas cores.
Com elas pudemos explorar diferentes conceitos, pois a utilização do Material Cuisenaire é adequada para fazer seriações, classificações e comparações, medir volumes, cobrir superfícies desenhadas, fazer construções, realizar operações de somar e subtrair ou construir gráficos de colunas...

Querem espreitar o que fizemos  em pequenos grupos?

Depois de explorar livremente as barrinhas, dedicamo-nos a preencher com elas desenhos diversos da história do Ludo: a barraca de praia, o carro, a janela, o sol, o pirata...
Finalmente, retiramos as peças com cuidado e pintamos o espaço que ficou em branco, para podermos guardar no portfolio esta experiência... agora podemos usar quando quisermos, pois as Barrinhas Cuisenaire vão ficar na área dos jogos calmos todos os dias!

Comentários

  1. Olá Amigos da Sala Fixe,

    Nós também gostamos muito de utilizar o material Cuisenaire :)
    Na Oficina de Actividades Práticas de Matemática, para além do material manipulável, gostamos de explorar esta aplicação:
    http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html
    Divirtam-se e aprendam muito.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Olá, Juca
    Só vi agora este teu post. Quantos caixas tens? Uma por menino? Pediste aos pais para comprar a caixa? No JI tenho apenas uma caixa, o que não dá para nada e já me lembrei de pedir aos pais para comprarem, mas de ano para ano e ainda não o fiz. E, já agora, fizeste também as fichas que eles utilizam?
    bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor,

    Desculpa só responder agora... mas passou-me na altura de postar o comentário.

    No jardim adquirimos o material da Ludomedia, tanto sobre os blocos lógicos (Blogic) como sobre cuisenaire (Ludo, o sonhador)
    que traz uma caixa com peças e um dossier com diversas propostas de actividades e uma história alusiva.

    Vê mais em http://www.ludomedia.pt/

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  4. Ok. Na João de Deus tinham uma caixa por menino e, confesso, com uma caixa nem sei como fazer, mas nem experimentei ainda. Vou ver nesse site, obrigado.
    bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.