A crise

É a questão que tem intrigado a Margarida e que partilhou com a Sala Fixe há alguns dias:  
- O que é a CRISE?
Ficamos todos sem resposta...
- Então? Alguém sabe o que é a crise?
- Não!
- E gostavam de saber?
- Siiim! 
- Então vamos ter que descobrir...

Assim regressou à sala o "Quadro das Perguntas", para registar as que forem surgindo e a que devemos dar resposta, tal como no ano passado. Estamos já a tratar de escrever esta pergunta e também as outras relacionadas com ela:
  1. De onde vem a crise?
  2. Para que serve?
  3. É boa ou má?
De facto, todos ouvimos falar da crise, todos os dias, parece que agora só se fala disso!
- São os pais em casa, à hora de jantar...
- É a televisão, na hora de dar as notícias...
- No carro, o rádio também fala da crise...
E nós ainda somos pequenos, mas não somos surdos, ouvimos as palavras e queremos compreendê-las!

Então estivemos a conversar sobre o que já sabemos acerca deste assunto, definindo algumas palavras que estão relacionadas com esta e explicando o que entendemos por elas. 
Aqui está a imagem wordle desta área vocabular:


Agora leiam as nossas "concepções prévias" e pasmem com o que já sabemos sobre o assunto ( e que a nossa professora, mais uma vez, passou a tarde a registar!):
CRISE
- Sabes, a crise é uma coisa que é assim tipo guerra… estão todos a falar dela, uns gostam dumas coisas, outros não concordam e isso é um bocado tipo guerra! (Margarida)
RIQUEZA
- É ser rico.
- Ser rico é ter muito dinheiro, muitos carros e animais de estimação (gatos, muitos gatos e cães)

POBREZA
- São pessoas pobres (Pedro)
E o que são pessoas pobres?
- São pessoas que não têm comida, nem roupa, nem dinheiro… (vários)
- São africanas e algumas portuguesas, mas poucas (Pedro)
- Não têm casa, dormem na rua, ou numa tenda.

-
 POUPANÇA
- É poupar, não gastar dinheiro, guardar.
- Guardar é pôr no banco, ou no peteiro, ou na carteira.
- Para ir buscar dinheiro é assim: só quem tem é que depois pode ir buscar, ao banco ou à carteira!
 
 PREÇO
- É uma coisa que há em todas as lojas.
- O preço está na etiqueta.
- Serve para sabermos quanto custa, se é barato ou caro.

CARO / BARATO
- O barato custa menos e sobra dinheiro para comprar outras coisas.
O caro custa muito dinheiro!
BANCO
- É o Millenium BCP (Pedro)
- É assim um sítio onde os adultos trabalham e tem lá dentro uma caixa com dinheiro, é por isso que se diz “banco é caixa”
- Essa caixa de guardar dinheiro é um cofre.
- O banco é um sítio onde se vai buscar o dinheiro! (Simone)
- É, o meu pai também vai levantar dinheiro ao banco…
- E o banco dá assim dinheiro a toda a gente?
- Não…
- Então?
- Acho que só dá às pessoas conhecidas (Pedro)
- Então vamos fazer de conta que eu vou ao banco da mãe do P. Ela conhece-me. Só por isso, já me vai dar dinheiro?
- Não!
- Então? O que é preciso para que o banco nos dê dinheiro?
- Tem que ter…
- Ah, então primeiro tenho que pôr lá o dinheiro?
- Pois.
- Então como é que é com os vossos mealheiros, para terem lá dinheiro o que têm que fazer primeiro?
- Temos que meter o dinheiro no buraquinho (Tomás A.)
- Então o banco é como se fosse um mealheiro gigante de muitas pessoas. Para ir buscar dinheiro ao banco primeiro temos que o guardar lá…
 
DINHEIRO
- Serve para pagar.
- Há notas de 50 euros, 5 euros, 10 euros e 20 euros…
- E há moedas, de 1 euro.

Quem quer ajudar a Margarida a descobrir a resposta para estas perguntas?
Ofereceram-se muitos meninos, grandes e pequenos (mais do que a professora supunha, para um assunto tão abstracto).

O que podemos fazer?
Pesquisar: 
  • no dicionário, que é onde se vê o que querem dizer as palavras;
  • na internet.
Quem nos pode ajudar?
- As mães  que são contabilistas (Margarida e Tomás L.)
- A mãe que trabalha num banco (Pedro).

Pronto, parece que temos em perspectiva o primeiro projecto deste ano!

Comentários

  1. Muito giro e muito bem pensado ... os meninos estão de parabéns. Quando surgir oportunidade, eu vou querer saber o que é que os Galegos sabem acerca do assunto ... e espero que não haja crise!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho espectacular que se trabalhe assim, ouvindo as crianças e indo ao encontro daquilo que elas dizem e querem descobrir.
    Acho que se mais professores trabalhassem desta forma, haveria menos insucesso, porque as crianças iam ficar mais motivadas.
    Cumprimentos pelo seu trabalho.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.