O Pai Natal está com problemas... por causa da Mãe Natal

Soubemos que o Pai Natal andava com problemas...


É que ele já é um pouco velhote e, às vezes, distrai-se um bocadinho!
Mas a Mãe Natal disse-lhe que este ano era mesmo ele a fazer o pinheiro... e não de qualquer maneira, tinha que o fazer de uma forma especial, seguindo estes padrões:
Então ele pediu ajuda... a quem?
A quem haveria de ser???

Estivemos a formar no flanelógrafo os diversos padrões com símbolos de Natal que a Mãe Natal escolheu e ainda inventamos mais!
Espreitem lá como foi...


Nota:
Foi mais um momento de fantasia, em que todos sentiram bem viva a presença dessa figura mágica, o Pai Natal... os olhinhos brilhavam, pois os corações acreditam e todos estavam plenamente convencidos de que estavam mesmo a ajudar o velhinho das barbas brancas...
Mas foi também mais uma actividade matemática de resolução de problemas, que ajudou  os mais pequenos a desenvolverem o seu raciocínio lógico, mas não só...

Fazer padrões ajuda as crianças a aprender a ver relações, encontrar conexões, estabelecer generalizações e fazer conjecturas, para além de sustentar um tipo de pensamento matemático que ajuda as crianças a resolver problemas e a pensar de forma abstracta.(...) O trabalho com padrões repetitivos servirá no futuro de suporte para a aprendizagem da Álgebra. (Palhares, P. e Mamede, E.  ver aqui.)

Comentários

  1. Olá Juca
    Como sempre propostas interessantíssimas e bem fundamentadas.
    Cada vez que venho "cuscar" os teus trabalhos, bate uma saudade da minha sala e dos meus meninos.
    Feliz Natal e um excelente Ano Novo para os meninos e adultos da sala fixe,
    Bjinhos
    Sâo

    ResponderEliminar
  2. O Pai natal fez bem em ter escolhido os meninos da sala fixe para o ajudarem a resolver eate desafio, pois assim pode ter a certezaque a resposta está certa, pois os meninos da sala fixe são uns grandes matemáticos.
    Um abraço
    Luz

    ResponderEliminar
  3. Bom trabalho, sala Fixe e foi concerteza divertido!
    bjs dos fofos e da Rosarinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.