Dia dos Desafios: experiência de pesagem

Ainda não começamos a pesquisar, mas tivemos que esclarecer a dúvida que surgiu aquando da conversa sobre o que já sabíamos acerca da origem do açúcar, do sal e do arroz... (ver mais abaixo, em "novas perguntas, nova viagem...")

No Dia dos Desafios, que é a quinta-feira, decidimos então fazer a experiência da pesagem para verificar, afinal, quanto pesa um pacote de arroz e também de açúcar e de sal.
As senhoras cozinheiras emprestaram-nos o que precisamos - muito obrigado - mas não iniciamos a experimentação sem antes conversarmos sobre os vários instrumentos de medida que já conhecemos:
  •  A fita métrica, que usamos para medirmos a nossa altura;
  •  A balança de casa de banho, que usamos para nos pesarmos;
  •  O termómetro, que usamos para medir a temperatura do ar;
  •  O outro termómetro, que usamos para medir a nossa temperatura e verificar se temos febre.
A nossa professora chamou-nos a atenção que, na nossa sala, havia mais instrumentos de medida... hum, mas quais seriam?
E um menino dos mais crescidos lembrou-se então do anemómetro, que já usamos (no ano passado) para medir a velocidade do vento.
Mas havia mais... tínhamos era que pensar mais um bocadinho com ajuda de algumas pistas:
- Tem números...
- Tem ponteiro...
- O relógio!
- A balança também tem números e ponteiro... mas têm razão, estava a pensar no relógio. O que mede o relógio?
- As horas!
- É isso mesmo, o relógio mede a passagem do tempo.

Começamos então a experiência propriamente dita, colocando em cima da balança um pacote de arroz:
- Pesa 1!
- Pesa 1 quê? 1 chouriço? (gargalhada geral...)
- Não! 1 quilo!

E aqui abrimos ( parêntesis, pois a conversa derivou da matemática para a abordagem ao código escrito, com mais um desafio decorrente da situação:

- E como se escreve isso?
- É fácil - respondeu logo o Pedro, que é entendido nestas coisas da literacia - põe aí: um C, um I, um L e um O: CILO (nada mais lógico, não é verdade?)
- Poderia ser assim, se a Língua Portuguesa não tivesse alguns truques que vocês vão aprender quando forem mais crescidos. A letra C quando está pertinho da letra E ou da letra I não se lê C, lê-se S. Por isso é que não pode ser assim que se escreve quilo, senão lia-se cilo.

- Então escreve com o outro C, o de rabinho: QILO (raciocínio correcto!)
- Pois, mas aqui entra outro truque da Língua Portuguesa: a letra Q não gosta  nada de andar sozinha, tem de andar sempre com outra letra, que é o U, são duas letras muito amigas.
- QUILO.

- Muito bem! Mas ainda há outra maneira, mais curtinha, de escrever isso mesmo, usando outras letras... Com um K e um G escrevemos Kg. que quer dizer Quilograma.
E depois vimos que todas as embalagens tinham isso escrito.


Fechamos os parêntesis )  e voltamos à matemática...

Pesamos cada um dos 3 pacotes e verificamos que todos tinham o mesmo peso: 1 Kg.
- E se juntarmos 2 pacotes em cima da balança?
- Pesam 2 Kg.
- E os 3 pacotes juntos, quanto pesarão?
- 3 Kg!

Depois foi um ver-se-te-avias, com todos a terem ideias de coisas para pesar: livros, jogos, capas, até a nossa tartaruga Guga teve que saltar para a balança pelas mãos do Tomás L.
Era levezinha, nem chegava a 1 Kg...

- Então quanto pesa a Guga?
- Zero... não chega a 1!
- Pois, a Guga pesa menos de 1 kg, pesa só algumas gramas... (não é preciso aprofundar, mas o conceito já fica no ouvido...)

Finalmente, experiência concluída, faltava uma parte importante: o registo.
Foi feito pelos meninos grandes, individualmente.


No slideshow que se segue podem ver imagens do desenrolar desta experiência tão rica de aprendizagens em vários domínios. Uma prova em como a brincar, se aprende a sério!


Comentários

  1. E quanto é que vocês pesam e quanto medem? :o)
    Um abraço fixe...

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristin@,

    A nossa pesagem e medição já foram feitas há algum tempo, não foi agora...
    As nossas alturas até deram origem a um registo que está na parede da sala e podes ver na postagem de 21 de Novembro, aqui: http://blogue-folio.blogspot.com/2010/11/medidas.html

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  3. E é assim que se cresce!
    Boa semana
    Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.