E de uma história nasceram... letras, nomes, aprendizagens

A rotina de segunda-feira cumpriu-se, com uma história que veio dar continuidade ao entusiasmo pelos Bonecos de Neve e à necessidade de desenvolver uma actividade de consciência fonológica /abordagem ao código escrito (coisas de professores - observação, intencionalidade educativa, planificação emergente, construção de recursos digitais...)

Assim, procurando juntar o útil ao agradável, conhecemos "A brincadeira das letras", que desde logo cativou a atenção de todos, mesmo os mais pequenos... aqui fica ela:


A participação do grupo foi total, a cada página, a cada letra, todos iam dando o seu contributo, procurando palavras que começavam por esta ou aquela letra, pensando, olhando à volta, (fazendo batota com as imagens do alfabeto da parede), verbalizando e comparando sons... não, não foi uma história para ouvir em silêncio, foi uma história vivida em voz alta!

E foram tantas as coisas que aprendemos e as palavras que descobrimos...  até já sabemos que o alfabeto português tem 3 letras novas... e aplicamos competências (que tínhamos trabalhado antes aqui), quando identificamos alguns truques já conhecidos da Língua Portuguesa... como o Q, que não gosta de andar sozinho e, por isso, tem de andar sempre com o U ao lado.

Por fim,  pusemos as mãos na massa, literalmente!
Com massa de farinha modelamos as letras, tal como fizeram os bonecos de neve com o seu próprio corpo... alguns modelaram palavras, outros precisaram de uma ajudinha, mas todos se envolveram quase toda a manhã nesta actividade de modelagem tão agradável.
Ora espreitem:



Uma ajudinha aos mais pequenos, para se irem familiarizando com o seu nome escrito... 
Os mais crescidos já escrevem o  seu nome, até em letra manuscrita (e dois já estão perto de aprender a ler por sua iniciativa).
Agora também temos um menino que passou de pequeno a médio, o Guilherme, que fez 4 anos no fim de semana e já sabe escrever o nome nos seus trabalhos, assim:  GUI.

Estamos a crescer muito, não acham?

Comentários

  1. Com actividades tão bem planeadas e realizadas só podiam estar a crescer imenso. Parabéns! bjs da Rosarinho

    ResponderEliminar
  2. Estão mesmo! Estão a crescer todos os dias um bocadinho!
    Gostei muito de ver o vosso trabalho.
    Luz

    ResponderEliminar
  3. Juca, gostei tanto que já levei e...já começamos a trabalhar também!
    Amanhã vou mostrar-lhes o vosso blogue e o que fizeram a partir da história e vou-te apresentar, porque eles já conhecem a JUCA de nome.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. É clara que estão a crescer!
    As vossas ideias e trabalhos são fantasticas.
    Gostamos de ver
    Bjs
    Meninos de Monserrate

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.