A tradição das Janeiras em Vila Franca

Foi acerca desse assunto que nos veio falar a mãe do Guilherme, que é Directora do Rancho Folclórico de Vila Franca, que canta as Janeiras na freguesia há já muitos anos... 

Ficamos a saber que, quando os avós dos nossos avós  eram pequeninos como nós, já cá se cantavam as Janeiras... mas não se pedia dinheiro, como agora, as pessoas ofereciam chouriços, broa, queijo, pão e outras coisas de comer e, no final, todos juntos faziam uma grande festa!

Trouxe fotografias para vermos: algumas das Janeiras que fomos cantar à comunidade local no sábado, no adro da igreja e outras das Janeiras cantadas pelo Rancho Folclórico este ano.

Veio muito bem preparada: vestida a rigor com roupas quentes, gorro e cachecol, tal como o filho, pois é assim que se faz e ambos traziam muitos instrumentos musicais que se usam para cantar as Janeiras: acordeão, viola, cavaquinho, bombo, guisos, pandeireta, castanholas...

Tivemos oportunidade de ver os instrumentos, relembrar os  seus nomes, ouvir os sons que produzem e até de os tocar...

Acompanhando a D. Raquel ao acordeão e o Guilherme ao bombo, cantamos de Janeiras de improviso, com ajuda da Celeste.
Aqui fica um "cheirinho" a tradição...

Comentários

  1. Muito giro, estão de parabéns. Achei o máximo!
    Bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Gostei mesmo. Um momento fantástico!
    Obrigado por o partilharem connosco!
    Luz e estrelinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.