Encontrar respostas...

... para todas as perguntas que fazemos e registamos no nosso Quadro das Perguntas, tem sido a nossa prática, procurando assim desenvolver os alicerces de uma metodologia de trabalho de projecto.

A última, colocada pela Margarida, era uma pergunta "3 em 1" que procurava conhecer as origens do arroz, do açúcar e do sal, lembram-se?

Pois, após algum tempo de pesquisa na internet, selecção da informação e organização dos dados para apresentação em cartaz, aqui ficam as respostas já apresentadas ao grande grupo, pois nem todos participaram neste "projecto"...

 O ciclo do arroz:

O ciclo do açúcar:

O ciclo do sal:

Para esta última pesquisa, encontramos no Youtube mais um vídeo da Kika, que nos deu uma boa ajuda!
Aqui fica:


Tudo foi feito por nós, desde a pesquisa, a escolha da cor e organização do cartaz,  o recorte e colagem das imagens, as legendas... por isso demorou tanto tempo!
Mas assim ganhamos gosto pela descoberta, por investigar e construir as nossas aprendizagens!
 

Comentários

  1. Fantástico o trabalho e o vídeo. Já tinha achado imensa graça ao do açucar, agora o do sal; como é que tu descobres estas coisas?
    Ainda bem que as disponibilizas.
    bjs Graça

    ResponderEliminar
  2. Pode levar mais tempo, mas para além do que aprenderam sobre estes projectos, aprenderam como aprender muitas outras coisas.
    Aprender assim vale a pena.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Estes meninos trabalham muito mas ainda aprendem mais e como partilham connosco as coisas que aprendem, ensinam-as também a nós.
    Obrigado amigos!
    Uma boa emana
    Luz

    ResponderEliminar
  4. Do que gosto mais é da referência ao processo, tudo feito pelos meninos...E a ideia de que ganharam gosto por pesquisar. As competências essenciais levam tempo a construir, necessitam que deixemos que o ritmo das crianças marque a nossa agenda de educadores.

    Ofélia

    ResponderEliminar
  5. Tudo leva o seu tempo, mas os ganhos que esses meninos obtêm de todo o processo ... será inesquecível nas suas vidas.

    Todos estão de parabéns e tu, Juca, que "comandas o barco".
    Beijos,
    Leonor

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.