Tudo muda, com a passagem do tempo

E conforme o tempo passa, nota-se que estamos a crescer...
Por isso algumas coisas têm que mudar, para acompanhar a nossa evolução.

Foi o que aconteceu esta semana com um dos instrumentos da sala: o Quadro Diário de Actividades, onde registamos diariamente o nosso plano, colocando o cartão individual na área para onde vamos brincar ou trabalhar.

Esta é uma rotina que já está completamente integrada por todos, mesmo os mais pequenos (custou um pouco, mas foi!). Só que, como efeito secundário desse processo de aprendizagem, alguns dos cartões individuais ficaram em muito mau estado (dobrados, roídos, "mamados", mordidos e até cortados!)

Por isso e porque verificamos essa necessidade, decidimos fazer cartões novos. 
Mas já não vão ser iguais!

A novidade é que os cartões dos meninos finalistas já não têm a sua foto, apenas o seu nome, em letra IMPRESSA e manuscrita.

E sabem porquê?
Porque todos têm desenvolvido bastante as suas competências ao nível da literacia, pelo  contacto diário com o código escrito, sendo que já reconhecem as letras do alfabeto, já as reproduzem, identificam os nomes escritos de todos os colegas e, por isso, deixou de ser necessária a presença da foto no seu cartão...

Quanto aos mais pequenos, já aprenderam que o cartão não é para estragar e que têm de cuidar bem dele para poderem movimentar-se nos espaços da sala. 
Por isso tiveram também direito a um novo cartão e ficaram muito satisfeitos com isso!

Agora o nosso Quadro Diário de Actividades está assim:

Estamos mesmo a ficar crescidos...

Comentários

  1. Ora aí está uma boa ideia! Os mais crescidos não precisam da fotografia ... pois não ... se calhar vou adoptar a ideia ...

    Mil beijos para os Fixes,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Assim se cresce! parabéns sala fixe.bjs da Rosarinho edos fofos

    ResponderEliminar
  3. olá juca! também tenho um mapa de áreas na minha sala, mas com o objectivo de nos apercebermos (eu e eles)de como "rodam" pelas áreas, isto é,qual a área que mais/menos freuentam. no entanto, acho que a forma do mapa não foi o mais acertado. podes explicar-me como funciona o teu? dá para ver a rotatividade, o que significa o X e o nº?
    em relação aos cartões, também utilizamos, mas são colocados num mapa nas respectivas áreas.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia,

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Quanto à questão que colocas, o quadro é fixo, está plastificado e tem, para cada coluna (correspondente a uma área da sala) 6 espaços com velcro;

    No início do ano definimos em grupo a lotação de cada área, que depois foi transposta para esse mesmo quadro, ocupando-se com um X os lugares não disponíveis e assinalando em cada coluna, com um número, a respectiva lotação.
    Por exemplo, se nos jogos da mesa só podem estar 4 meninos, colocaram 2 X e o número 2, para que ficassem apenas livres 4 casas para as crianças colocarem o seu cartão.

    Isto permite que não se tenha que construir um quadro novo todos os anos, ou sempre que há alteração nas áreas da sala.
    Espero ter-me feito entender...

    Volta sempre!

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  5. Ola Juca!Também temos na sala um quadro de registo de actividades que é um pouco diferente (o teu parece-me mais funcional). Como é que tu e os meninos da sala fixe combinaram com a questão da mudança de área? Por ex. se escolhem pintura no final de a concretizarem é lógico que escolham outra actividade dentro das possíveis e onde há vaga, mas se escolheram a casinha das bonecas (ou os jogos, a biblioteca, etc)nós convencionámos que têm de permanecer nesse espaço durante o tempo em causa e não podem andar a mudar de área...como é que vocês gerem essas situações?

    ResponderEliminar
  6. Olá Gabriela,

    É assim: cada criança faz a sua primeira escolha e coloca o seu cartão na área respectiva;
    quando terminar o que planeou fazer, arruma os materiais e pode sair e escolher outra área das que estiverem livres;
    se alguma estiver totalmente preenchida com cartões, terá que arranjar outra alternativa até que um colega saia.
    Espero ter-me feito entender...

    Bjs, Juca e sala Fixe

    ResponderEliminar
  7. Pois é estão mesmo muito crescidos! Já têm o cartão sem fotografia... Parabéns!!!
    Boa semana
    Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.