Auto-avaliação

Ontem foi dia de reunião de pais!

Tivemos uma primeira parte conjunta com a EB1 para tratar de assuntos comuns, tal como o Feirão que se irá realizar na próxima segunda-feira, integrado na Festa das Rosas.

Depois fomos para a sala e a professora tinha pedido para nós virmos também, porque ia precisar de uma ajudinha dos pais para fazermos a nossa auto-avaliação. Com o Dia da Mãe e a Festa das Rosas, o tempo não abunda para se pôr tudo pronto a tempo de entregar aos pais.

Então, depois de se tratarem alguns assuntos mais práticos, abriram-se os Portefólios e consultou-se brevemente o seu conteúdo (pois estes foram para casa, tal como é habitual) passando-se então ao preenchimento da auto-avaliação, cada criança com os seu pai/mãe.

Claro que na sala já tínhamos conversado sobre o assunto, reflectido sobre o nosso envolvimento e desempenho e já conhecíamos as "perguntas" colocadas... por isso não foi difícil.

Mas foi uma experiência nova, tanto para os mais pequenos, como para os mais crescidos, que pareceu muito positiva pela proximidade e conhecimento que permitiu estabelecer entre pais e filhos.
 Não se tiraram fotografias do momento (que pena!) mas foi muito interessante ouvir algumas conversas que se estabeleceram entre crianças e adultos, como estas:

- Tu já consegues desenhar a figura humana? 
- Já!
- A sério? Pensa bem, olha que lá em casa ainda não a desenhas assim muito bem...
- Faço, faço, eu já sei!
- Professora, eu acho que ele me está a enganar... ele já consegue desenhar uma pessoa?
- Eu não posso responder, como é uma auto-avaliação, ele é que tem de pensar bem e procurar dar uma resposta verdadeira...
- Pronto, então eu sei desenhar assim mais-ou-menos...

- Agora vais-me dizer os nomes destas cores, vá lá...
- Vermelho, amarelo....
- Muito bem! Não sabia que já conhecias todas as cores!

- Tu já conheces as letras do teu nome todas?
- Já, queres ver? Onde está o T? Olha é esta, depois esta, é o O...
- Vamos lá circundar com o lápis todas as que conseguires encontrar...

Alguns não conseguiram acabar, outros fizeram-na muito rápido.
Para casa seguiram os Portefólios, para serem partilhados em família e também para darem a conhecer a avaliação descritiva do segundo período e as evidências que lhe dão suporte.
Aguardam-se agora os "feed-backs" das famílias!

Uma nota sobre a questão da auto-avaliação...
A auto-avaliação, mesmo no Pré-escolar, é um momento de reflexão baseado primeiro na oralidade, mas que pode ser complementado com qualquer formato de registo, adequado à faixa etária e às características do grupo. 
Consiste numa reflexão aprofundada, que a criança é solicitada a fazer, sobre o seu papel no contexto escolar.
Uma forma de favorecer essa reflexão em crianças tão pequenas é recorrer à consulta dos Portfolios, pois assim vão observando os seus progressos e dificuldades à medida em que os desfolham.
Os conteúdos integrados nas áreas definidas para o Pré-escolar como a autonomia, a responsabilidade e a interacção da criança com os outros, o seu desenvolvimento motor, a sua capacidade de expressão plástica, musical e dramática e o seu envolvimento em actividades de pesquisa e descoberta são os principais itens a serem tidos em consideração.
Também é importante a identificação dos pontos fracos e fortes da criança (aquilo que tem facilidade ou dificuldades em fazer) e o que precisa melhorar, para que ela se envolva como agente activo na sua aprendizagem, responsabilizando-se, à medida das suas capacidades, por co-construir o seu percurso de desenvolvimento.

Comentários

  1. 20 estrelas! Um dia ainda vou conseguir fazer parecido ...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a estes meninos e meninas que tão bem sabem reflectir sobre o seu percurso e sobre tudo quanto fazem noo jardim. Parabéns também à Ju e as suas colaboradoras que ajudam estas crianças a crescer e partilham o seu trabalho com todas nós. Bem hajam

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante!
    Um percurso fantástico que revela toda a maturidade profissional que tão bem conhecemos.

    Outro assunto:
    Amanhã e depois de amanhã, no âmbito das comemorações da Semana COMENIUS 2011, vamos tentar realizar um pequeno conjunto de actividades a distância através do BLOGando. Queremos receber os amigos e fazer desenhos em colaboração. Não querem fazer-nos uma visita? Depois das 9:00 dos Açores, estamos à vossa espera.
    As instruções vão ficar no BLOGando.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.