Conhecer a Festa das Rosas

Começamos por conhecer melhor a tradição da festa das Rosas de Vila Franca do Lima.
A mãe do Mateus da Sala dos Amigos foi falar-nos um pouco sobre isso.
De tudo o que partilhou connosco e das conversas que estabelecemos entre todos (com dúvidas colocadas e respectivas respostas, ficamos a saber que:
Esta tradição vem de há mais de 400 anos atrás, quando as meninas da terra tinham a devoção de oferecer um cesto de flores bonitas, apanhadas no campo, à Senhora do Rosário, por altura da sua festa. 

O tempo foi passando e as meninas tornaram-se cada vez mais vaidosas dos seus cestos, procurando embelezá-los de todas as formas. 

Em 1622 surgiu uma Confraria que estipulou os Estatutos que as mordomas (meninas que cumpriam 18 anos nesse ano) deveriam seguir para poder "levar cesto" e a partir daí foi uma constante evolução, sendo que actualmente os cestos floridos são conhecidos não só em todo o Portugal, mas também no estrangeiro.

Até na sua técnica de execução houve progressos, inicialmente eram todos feitos com flores, mas tornavam-se muito pesados, pois para "bordar" um cesto são necessários muitos quilos de alfinetes!

Depois, uma das crianças acrescentou que foi por isso que surgiu a esferovite no seu interior, que permite tornar o cesto mais leve e, ao mesmo tempo, é um suporte adequado à bordadura. Referiu-se ainda que, no ano passado, apareceu outra inovação, os cestos em 3 dimensões, com figuras em relevo.
(Podem espreitar as 6 postagens do ano passado referentes a este assunto aqui)
 
A escola tem um papel fundamental na propagação desta tradição às novas gerações, na medida em que leva as crianças a visitar a execução dos cestos e participa no Feirão e na exposição com produções das crianças, valorizando assim este costume único no país. 
Também os pais incentivam os seus filhos a participarem na Festa das Crianças, onde meninas e meninos pequenos levam cestos e andores também eles mais pequenos e leves.

O ano passado a Sala Fixe também fez um cesto, com a colaboração dos pais, lembram-se?
Era este:
Este ano não houve tempo, pois este é um trabalho demorado, que exige muito saber e técnica. Por isso fizemos só um cartaz, com as nossas mãos e dedos, querem ver?
Tudo para que esta tradição não se perca...

Comentários

  1. Lembro-me do do ano passado e este também ficou um bonito trabalho ... eu gostei!

    Bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Queremos agradecer à Juca e aos seus meninos muito fixes por terem partilhado connosco um bocadinho do seu dia.
    Ficamos à espera de uma nova oportunidade.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Sempre tudo tão bonito!
    E ainda tiveram tempo para se encontrar connosco!
    UFA!

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  4. Olá Juca e meninos da sala fixe
    Ainda nos lembravamos muitobem do vosso cesto do ano passado.O vosso cartaz tembém ficou muito bonito.
    Soubemos que estiveram na praça da alegria.Como é que correu? Nós não conseguimos ver-vos porque não temos televisãio e a essa hora tinhamos uma video conferencia marcada com os nossos amigos do projecto da quìmica. Mas ficámos com muita pena!...
    Depois contam-nos como foi?
    Um abraço
    Luz e meninos da sala das estrelinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.