Por causa de um grilo...

Um dia destes, ao regressar do recreio, um menino de que não vamos revelar o nome, trazia no bolso um grilo que apanhou entre as ervinhas.
Pedi-lhe para o ir "deitar à vidinha", senão ele não iria gostar muito de estar ali apertado. E ele foi, ou pelo menos foi o que pensei...
Na hora de preencher o Diário de Sala, uma menina levantou o dedo para pedir a palavra e disse:
- Escreve no que "não gostamos": o ... enganou-te!
- Enganou-me? Então porquê?
- Porque não foi nada deitar o grilo à vidinha, ficou com ele no bolso!
- A sério? 
- Pois e isso é muito feio!
- Tens toda a razão, isso é mentir e não se deve mentir. Mas e o que aconteceu ao grilo?

Conversa puxa conversa, uns diziam uma coisa e outros outra, o menino em causa afirmava que tinha deitado o grilinho à vidinha e nada se concluía sobre o que teria mesmo acontecido. 
- Olhem que o mistério do grilo dava cá uma história... a história do grilo no bolso do ... !
- Pois é, até podemos inventar uma história!
- Traz a panela, Juca, a Panela das Histórias, lembras-te do ano passado?

E assim foi, no dia seguinte a Cozinheira de Histórias veio devidamente preparada para usar a Panela das Histórias no primeiro cozinhado deste ano!
Ao verem o avental das histórias (muito bem feito pela amiga Alda, do Bonecos e Trapos) os mais pequenos ficaram tão espantados, que não houve cozinhado nenhum sem primeiro se contarem duas das histórias presentes no avental: os 3 porquinhos e o capuchinho vermelho.

Só depois se lançaram à panela os primeiros ingredientes: o grilo e o bolso do... Manuel, foi esse o nome que demos ao herói da história.

Claro que ficou tudo em "banho-maria", porque a panela das histórias não é muito rápida e precisa de tempo para a magia funcionar...

A Margarida, a Simone e o Tomás L. deram continuidade a esta iniciativa e está quase, quase pronto o livro desta nossa produção. 
Se quiserem conhecê-lo, continuem a passar por cá, não deve demorar muito!

Comentários

  1. Que partilha pedagógica fantástica! A resolução de um problema a partir das formas preferenciais de aprendizagem das crianças e sem moralizar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. E nós por aqui ficamos ansiosos por saber o final da história. O grilinho sobreviveu à aventura ou não?
    A vossa panela ainda funciona! Que sorte!!!
    A nossa panela mágica sofreu um acidente na Brandoa e agora ainda não estáa funcionar. Ainda não sabemos se volta no próximo ano ou não... talvez venha um amigo dela... Vamos ver!!!
    Tenho uma mensagem dos meninos da sala das estrelinhas para os meninos da sala dos fixes. "Quando quiserem fazer a video conferência connosco estamos prontos. Só temos que escolher o tema... Só não pode ser já nesta semana porque ainda estamos um bocadito cansados das video conferências da semana coménius...Vamos combinar a data por mail?
    Boa semana
    Luz e estrelinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.