1, 2, 3, regras de uma vez...


Porque nestes primeiros dias se ganham hábitos e se criam rotinas que são determinantes para um ambiente educativo harmonioso, foi altura de conversarmos acerca das regras da sala.

Regras e limites são imprescindíveis para que as crianças cresçam de forma equilibrada e, tanto os pais como os educadores, não devem ter receio de dizer não sempre que é necessário, com receio de traumatizar a criança (para mais informação vejam aqui e aqui).

Mas na Sala Fixe as decisões são tomadas em grupo... e foi em grande grupo que assistimos à história "O Ruca na escola" no computador, onde conhecemos algumas regras importantes.

Isso ajudou-nos a pensar nas que seriam necessárias para a nossa sala, o que não foi difícil.
São só 3 regras (para já...) mas dizem tudo o que é importante nesta altura:
  1. Ser amigo
  2. Falar baixo
  3. Andar devagar
Daí a elaborarmos o nosso Quadro de Regras, foi um saltinho...


Como somos um grupo de médios-pequenos, usamos a imagem para os mais pequeninos identificarem as regras com maior facilidade, mas também o registo em desenho, feito pelos meninos médios, que já são capazes de representar aquilo que vêem e sabem, e ainda o texto escrito, pois todas as crianças devem contactar com o código escrito desde cedo, mesmo não sabendo ainda ler. Ficou assim:


Nota: Obrigada Luz, por me teres dado a ideia de tentar colocar a imagem no dia seguinte... então não é que hoje foi logo à primeira???

Comentários

  1. Pode ser que o bloguer deixe pôr a fotografia amanhã.É que agora ficámos cheios de curiosidade! :)))
    Gostei das regras
    Um beijinho
    Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.