Alimentos e experiências

Hoje realizamos uma experiência, a primeira deste ano!
Como se aproxima o Dia da Alimentação (16 de Outubro), usamos alimentos. 
Precisamos de: tina transparente, água, uma maçã e uma batata. 
Primeiro observamos os dois alimentos: eram diferentes na forma e na cor. 
Depois a professora descascou os dois com uma faca e cortou-os aos bocadinhos: 
         Ficaram iguais!
- E agora? Como podemos descobrir qual é a batata e qual a maçã? 
As sugestões que demos foram: cheirar e tocar, e foi isso mesmo o que fizemos de seguida. 

Os sentidos do olfato e do tato ajudaram-nos a descobrir qual era qual...
Mas havia uma outra forma de o fazer, realizando a experiência:
Deitaram-se os pedacinhos na tina com água e observamos o que aconteceu: 
Uns ficaram a flutuar e outros afundaram. 
Porquê? 
Pensamos e concluímos (conclusão das crianças de 3 e 4 anos) que a batata era mais pesada porque afundou (foi para o fundo) e a maçã era mais leve porque flutuou (ficou em cima da água) - duas palavras novas para o nosso vocabulário!

No final, os meninos médios realizaram o registo da experiência (cliquem em play para ver):


Conceitos científicos envolvidos nesta experiência:
Porque é que os pedaços de maçã flutuaram e os de batata afundaram? 
Normalmente, os que vão ao fundo são mais pesados e os que flutuam são mais leves, tal como concluíram as crianças. 
Mas para se saber se algo afunda ou flutua, não conta só o peso, mas também o tamanho. Seria então necessário comparar pedaços de maça e batata do mesmo tamanho e a correspondente quantidade de água.
A justificação para o sucedido nesta experiência encontra-se no facto de o pedaço de maçã ser mais leve do que a água e o pedaço de batata ser mais pesado do que a água. Por isso, todos os pedacinhos de maçã flutuaram e todos os de batata afundaram-se.

Este esclarecimento vem ao encontro de um comentário deixado como crítica construtiva (que não foi publicado apenas por ser anónimo) que colocava em questão os conceitos terem sido trabalhados de forma correta. Um segundo comentário do mesmo teor (e também anónimo, o que é uma pena), indica um link onde se pode aprofundar este conceito científico de afunda ou flutua: http://nautilus.fis.uc.pt/spf/velharia/cab/node7.html
No entanto, é bom realçar que o objetivo principal da realização desta experiência foi descobrir uma forma alternativa de identificar qual a maçã e qual a batata, não propriamente de aprofundar o conceito de afunda/flutua. Ficará para uma próxima oportunidade...

Comentários

  1. É muito importante continuar a realizar experiências como esta, o Tiago adorou e mal chegou a casa explicou-me que a batata é mais pesada do que a maçã, se não acreditasse tinha que usar água!

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  2. O "nosso" Tiago está a crescer a olhos vistos (em todos os aspetos ;) e a tornar-se um elemento muito importante na sala, atento, participativo e interessado. Está de parabéns, oxalá continue assim entusiasmado!

    Bjs, Juca

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  3. Achei tão interessante a experiência, que amanhã, só se de todo não tiver tempo, não a replico!


    Parabéns!

    (PS: tens alguma fonte onde recorres para as Ciências?)


    Bjs,
    Leonor

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  4. Olá Leonor,

    Tenho alguns protocolos de experiências científicas que costumo utilizar. Se precisares posso enviar-te.

    Bjs, Juca

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