Conversas do mundo da lua...

A propósito de sonhos (bons e maus) ao redor da mesa grande conversámos sobre a lua.  
 Como seria?
- Não sabemos, nunca fomos lá!
Foi então que a Íris (4 anos) nos contou uma grande novidade:
- Eu já fui à lua! Mas não foi um sonho!
- A sério? Queres contar-nos como foi?
- Fui com o meu pai, a minha mãe não podia porque tem a J. na barriga e ela não podia...
- Então e como é que chegaram até à lua?
- Subimos por uma escada gigante!
- Quando é que isso aconteceu?
- Era de noite. De dia a lua não está lá...
- Conta-nos lá como era a lua...
- A lua era muito molinha, branca e amarela. Não era muito quente como o sol... depois dormi lá.
- E como fizeram para regressar à Terra?
- No fim de dormir, o meu pai esticou os braços e apanhou a escada com as mãos. Descemos, mas demorou muito tempo.

Que aventura fantástica nos contou a Íris... o primo Santiago até ficou com pena de não ter ido com ela!
E a conversa continuou por aí fora:

- A lua é para vermos melhor de noite (Tiago R., 4 anos)
- Fica no céu de noite (Guilherme, 4 anos)
- Quando está escuro!  (Rodrigo B., 4 anos)
- Mas de dia também aparece, às vezes (Tiago R.)
- É porque está a ficar de noite (Íris)
- Quando a lua está assim fininha (quarto crescente ou minguante) é porque o sol vem... (Tiago R.)

Aproveitando este entusiasmo acerca da lua, a história do dia foi precisamente sobre ela. 
Chamava-se "A que sabe a lua?
(versão animada do livro da Kalandraka, de autoria de Michael Grejniec, no vídeo que se segue).



Todos gostamos muito desta história... no fim estivemos a pensar: a que saberia a lua afinal?
A Íris respondeu logo:  
- Eu já provei, sabia a morango!
Mas o Tiago R. não concordou: 
- As luas não sabem a morango... sabem a queijo, porque são amarelas e têm buracos!
A Leonor (3 anos) tinha uma opinião diferente:  
- A lua sabe a banana, é amarela!

- E a que soube a lua aos animais que a provaram?
- Ao que eles gostavam mais...
- E o que seria isso? Vamos lá a pensar...

À tartaruga, a lua soube a... camarões! (Como a come a nossa Guga)
Ao elefante, a lua soube a... ervas!
À girafa, a lua soube... a folhinhas de árvore!
À zebra, a lua soube... (dúvidas...)
Ao leão, a lua soube... a carne!
Ao raposo, a lua soube... a galinha!
Ao macaco, a lua soube... a banana!
Ao rato, a lua soube... a queijo!

Agora falta descobrir a que sabe a lua a cada um de nós, pois não houve tempo para mais...

Comentários

  1. Íris nem imaginas a sorte que tens em teres ido á lua com o papá,para a próxima não te esqueças de convidar o Santiago e a tia.
    Eu adorava ver como é a lua!!
    Para mim a lua sabe a... algodão doce!

    ResponderEliminar
  2. Sim Senhor, até me abriu o apetite!
    Eu não sou muito gulosa, por isso acho que a lua deve saber a peixe!
    Peixe-lua, deve ser isso!
    Fique fascinada com a vossa conversa à volta da mesa grande. Quando se dão oportunidades, não há dúvida as crianças surpreendem-nos.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  3. A lua é realmente muito misteriosa por isso é fácil deixar-mo-nos ir "ao sabor da lua"
    bjs a todos

    ResponderEliminar
  4. É mesmo verdade... fomos à lua pela escada A28. Ficamos lá a dormir, eu no quarto crescente, e a Íris no quarto minguante, o resto estava lotado, foi por isso que o Santiago não pôde ir... existem poucos quartos na lua! Aquilo é um pouquinho deserto!!! Mas come-se muito bem... Aconselho vivamente a passar lá uma semana, a praia é fantástica.
    Da próxima vez, vamos todos juntos...
    O pai da Íris

    ResponderEliminar
  5. Olá pai da Íris,

    Bom, adorei o comentário e, mais do que isso, esta postura de um pai capaz de "embarcar" assim numa "viagem" destas...rumo à imaginação.

    Não quer vir cá um dia destes contar aos meninos "ao vivo e a cores" como foi esta famosa viagem?

    E vamos pensando na possibilidade de levar a Sala Fixe até à lua...

    Cumprimentos, volte sempre!

    Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.