A nossa sala, o nosso espaço

A organização do ambiente educativo passa pela estruturação do espaço em áreas de atividade diferenciadas, tal como acontece na nossa sala.
Aqui ficam, para que as conheçam e percebam para que servem:

A mesa grande
É a área central da sala, onde todo o grupo se reúne logo pela manhã, para preparar o dia. Cantamos canções, ouvimos histórias, aprendemos lengalengas e outras brincadeiras com a linguagem, fazemos jogos e estruturamos a nossa rotina diária. É também aqui que funcionam muitas das atividades de expressão: o desenho, a modelagem, o recorte e a colagem.
A área da pintura
Aqui no nosso atelier de pintura, pomos a criatividade à prova... e a autonomia também! Há que ir buscar a folha, pedir para por o nome e a data, colocá-la na mola, vestir a bata de proteção, saber escorrer o pincel e pintar!

A casinha da boneca
É a área onde brincamos ao faz-de-conta... aqui temos o quarto da boneca e a cozinha e é aqui que gostamos de desempenhar papéis (ser a mãe, o pai, o bébé...)

Jogos de chão (construções) e jogos de mesa (calmos)

Na primeira área (jogos de chão) brincamos com legos, blocos, carrinhos, animais e outros bonecos, encaixes e pistas de montar. É uma área muito procurada pelos meninos...

Na segunda (jogos de mesa) fazemos puzzles, enfiamentos, dominós, jogos de cores, pesagens, labirintos e outras atividades que requerem mais atenção e tranquilidade.

Biblioteca
Aqui podemos revisitar as histórias e os livros que vamos conhecendo. Temos também o flanelógrafo (quadro vermelho) onde fazemos diversos jogos (sequências lógicas, etc) e um quadro magnético, onde utilizamos letras móveis e imagens diversas. É também aqui, no placard principal, que se encontram os nossos Quadros de Responsabilidade, de que falaremos noutro post.
Área do computador
É a área onde se situa o nosso computador, que nos permite ouvir músicas, ver histórias, conhecer vídeos do Youtube (de que tanto gostamos, principalmente os de canções infantis), jogar jogos divertidos, visitar o nosso blogue (adoramos ver-nos nas fotos e slideshows) e interagir com amiguinhos de outras escolas e jardins de infância, de Portugal... e não só!

Área dos projetos
Para já está assim e é aqui desenvolvemos todo o tipo de tarefas e atividades que não são específicas de nenhuma das outras áreas. Podemos manipular materiais diversos, construir coisas, pesquisar... o que entendermos fazer, desde que tenhamos uma ideia (um projeto)!


Descanso
Num cantinho mais reservado (e pequenino...) temos um chão fofinho e as nossas almofadas, que vamos buscar sempre que precisamos de pousar um bocado a cabecinha... 
Com meninos tão pequenos é sempre bom ter um recanto onde possam descansar de forma mais reservada...


Fora da sala ainda temos a área da areia, que partilhamos com os "vizinhos" da Sala dos Amigos...

Não é nada de especial, mas é a Nossa Sala, e é Fixe!


Comentários

  1. Maravilhosa a vossa sala!
    Dá uma pontinha de inveja...as mesas onde certamente cabem todos e uma sala espaçosa!
    Adorei o cantinho para repousar...posso experimentar?
    Que falta me faz...
    Beijocas fixes.

    ResponderEliminar
  2. Muito Fixe a vossa sala, gostamos de a conhecer! bjs da Rosarinho e dos Fofos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sala!!! Parece ter um espaço amplo e é muito bem aproveitado. Fiquei cheia de inspirações pra minha futura salinha!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Se todas as crianças usufruíssem de um espaço assim, igual ao vosso, seria maravilhoso!
    Amplo, atractivo, recheado de imensos materiais, colorido qb., e uma EDUCADORA de excelência. Por vezes imagino que Portugal não é de todo igualitário...
    continuação de boas práticas e muitos, muitos parabéns!

    Laura

    piratinhasnoji.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelos vossos simpáticos comentários.

    Na verdade, o espaço da sala não é tão amplo assim, como pode parecer através das fotos das áreas isoladamente, isto tendo em conta o espaço ocupado pela mesa grande (de que não prescindo.

    Tenho a certeza de que todas vocês potenciam também os espaços-sala que têm de modo a torná-los atrativos e desafiadores. Afinal é esse um dos nossos principais papéis como organizadores e gestores do currículo.

    Bjs para todas.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns juca, a sala de facto está muito bem organizada, dispõe de um conjunto diversificado de áreas/actividades para os meninos explorarem.
    Turminha vamos lá experimentar tudo, mas claro sem esquecer as regras!
    Sandy mãe do Santiago.

    ResponderEliminar
  7. Estou encantada com seu trabalho, a organização do ambiente. Parabéns!
    A criança precisa mesmo vivenciar diversas situações de aprendizagens!

    Pedagoga Claudia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.