Pensar matematicamente

A primeira situação-problema deste ano (muito simples, dada a idade do grupo) fez-nos pensar matematicamente...
- Se 1 ouriço tem lá dentro 2 castanhas, quantas castanhas terão 2 ouriços?

Nestas idades não há nada como concretizar as situações, para se poderem manipular os materiais e resolver os problemas que surgem. 
À falta de ouriços a sério, arranjamos uns pequenos pratos para os substituir e usamos as castanhas que já temos na sala para o Magusto.
As primeiras tentativas de solução resolveram o problema: se 1 ouriço tem 2 castanhas, 2 ouriços têm 4 castanhas (por contagem termo a termo).
- E quantas castanhas terão três ouriços?
O problema tornou-se mais complicado e foi necessário acrescentar mais 1 ouriço e colocar lá dentro 2 castanhas. A contagem deu-nos a solução - 6 castanhas.
- Mas, se cada ouriço tivesse 3 castanhas, quantas teríamos em 2 ouriços?

Novamente a manipulação dos materiais levou à concretização da situação e depois à solução: 6. Experimentamos diferentes formas de fazer 6 com os dedos (para alguns não foi muito fácil, mas foi bem divertido!)
Também usamos apenas 1 castanha por cada ouriço, para os meninos mais pequeninos e conseguiram resolver o problema!

Foi uma primeira experiência mais orientada de pensamento matemático... e correu muito bem. Os meninos médios (e também uma pequenina) quiseram registar a resolução do problema e fizeram-no assim:
Representamos muito bem as castanhas e os ouriços, nem lhes faltam os picos nem nada!

Comentários

  1. ADOREI!
    SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
    É isso mesmo, manipular, pensar, organizar o pensamento, esquematizar, registo pictórico...ainda há quem diga que não se fomenta a matemática nos ji´s...aqui está um excelentíssimo exemplo que a educação pré-escolar é fundamental na organização mental das nossas crianças. Parabéns Juca!
    Laura

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Laura pelas palavras tão simpáticas!
    Beijinhos da Sala Fixe...

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante Juca. Concretizar é muito importante, principalmente para os pequeninos. Vou mostrar este belo exemplo a futuras educadoras. Obrigada pela partilha :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.