Representações


Terminada a "semana das bruxas", em que conversamos muito e conhecemos histórias alusivas a essas criaturas mágicas, refira-se que houve tempo para as representar graficamente... livremente, sempre que quisemos, de forma orientada em duas oportunidades diferentes:
  • A primeira foi a pedido da própria Bruxa Mimi, que solicitou um retrato seu feito pelos meninos, aquando da sua visita ao nosso jardim de infância. Essas representações, dos meninos que as quiseram fazer, aqui ficam (pode ser que a Bruxa Mimi tenha internet em casa e visite o Bloguefólio... se assim for, deixe-nos um comentário, para sabermos que já viu os nossos desenhos, está bem?):


  • A segunda foi através de uma nova experiência (que a nossa professora aprendeu com a Xinha, a educadora dos Príncipes e Princesas) que se chama Desenho Ditado. Era assim esse ditado que estivemos a desenhar: 
Era uma vez uma bruxa. Tinha uma cara redonda e dois olhos muito grandes. Tinha um nariz bicudo e uma boca enorme, cheia de dentes grandes. O seu cabelo era comprido e tinha caracóis e em cima da cabeça tinha um chapéu em forma de triângulo. A sua barriga era gorda e tinha 3 pernas, 3 pés e 3 sapatos de salto alto. Tinha ainda 2 braços e 2 mãos redondinhas. Numa tinha 4 dedos e noutra tinha 3. Era uma bruxa esquisita, esta. Ah! Também tinha uma vassoura, com um cabo comprido!
Hoje seguiu-se a segunda parte do ditado - colorir:
A bruxa tinha olhos verdes cor de ervilha, vestido preto, cabelos castanhos, chapéu vermelho e um sapato de cada cor: um cor de rosa, outro azul e o outro cor de laranja.
Aqui estão então os nossos desenhos ditados, uma atividade muito simples, mas que permitiu desenvolver a nossa capacidade de atenção/concentração/memorização,  e onde pudemos aplicar conhecimentos adquiridos, como a noção de cor e o sentido de número e de forma.

Comentários

  1. Que ideia tão gira a do Desenho ditado! Vou fazer, mal surja oportunidade ...
    As vossas representações: 1000 fixes!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da ideia, vou experimentar! obrigada pela partilha e as bruxas estão muito fixes! bjs dos Fofos e da Rosarinho

    ResponderEliminar
  3. Mãe do Tiago Rodrigues7 de novembro de 2011 às 20:55

    Algumas bruxas são mesmo assustadoras!Os nossos meninos têm uma excelente imaginação e criatividade. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Estes desenhos ditados são espetaculares...um dia destes experimentamos.
    Bjs
    Gabriela

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela ideia do desenho ditado. Não vou esquecer, logo que surja oportunidade também irei fazer com o meu grupo!
    Continuação de bom trabalho!
    Ana Maria Rocha

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, bem vinda!
    A ideia original não foi minha, foi da Xinha, só a adaptei... depois conta-nos como correu com o teu grupo.
    Gostei da visita, volta sempre!
    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  7. olá meninos, adorei os vossos desenhos. A bruxa Mimi está mesmo parecidinha comigo.
    Quanto aos desenhos ditados, esses estão fantásticos, é de facto uma actividade muito interessante.
    Beijos grandes da bruxa Mimi.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.