Metacognição


A metacognição pode ser definida como um processo cognitivo que o sujeito aplica a si próprio, ou seja, o pensar sobre o seu pensamento - o que se define através do conhecimento, da tomada de consciência e do controlo que cada um tem dos seus próprios processos cognitivos.
Tal pode ser colocado em prática mesmo com crianças, se lhes for dada essa oportunidade...
Então resolvi experimentar...
Por isso não utilizei nenhum formato, apenas o diálogo individual com cada criança foi o meio de fazer/registar a sua autoavaliação.
A proposta era simples (embora algo complexa de pôr em prática com os mais pequenos, mas cada um faz o que pode, de acordo com a sua idade) pensar sobre o tempo que passou, olhar as produções integradas no Portefólio e dizer... o que quis!
Para agilizar o processo, levei na manga algumas questões do género:
  • Brinquei muito ou pouco?
  • Trabalhei muito ou pouco?
  • Podia ter brincado / trabalhado mais?
  • Aprendi muitas ou poucas coisas?
  • Quais foram as coisas mais importantes que aprendi?
  • Porquê?
  • Há mais coisas que quero aprender?
  • Quais?
  • Como posso fazer para conseguir?
Vamos lá então ver como se saíram os "fixes" nesta Missão Autoavaliação(esta postagem irá sendo atualizada à medida que o processo for sendo realizado com todas as crianças)



Trabalhei muito e brinquei também. Gosto de brincar nos jogos de chão, porque tem carrinhos. Gosto de trabalhar na área dos projetos. Aprendi muitas coisas: não sabia fazer o nome, porque era pequeno, mas agora já sei. Já consigo desenhar meninos e meninas, casas e árvores. Também já sei fazer pinturas com casas. Também já sei montar os puzzles todos da sala! AP, 4 anos


Eu trabalhei muito na escola e também brinquei muito, muito! Portei-me muito bem e aprendi coisas. Já sei fazer tarefas e gosto, hoje sou "polícia". Aprendi a fazer trabalhos. Para fazer bem feito temos que estar atentos. Quando não estamos atentos ficam mal e eu não gosto. Só gosto de trabalhos giros! Gostava de saber fazer os jogos todos da mesa, porque os puzzles ainda não consigo alguns... B, 3 anos


Acho que trabalhei muito e também brinquei muito... Aprendi muitas coisas: a fazer caras, a fazer uma bruxinha com um gatinho... aprendi histórias, uma era dos duendes... fiz desenhos, pinturas colagens e jogos. Às vezes trabalho um bocado á pressa, porque quero ganhar aos outros meninos! É que chega a hora de arrumar e ainda não brinquei... mas se fizesse com calma ficavam melhor. Gostava de aprender mais músicas. I, 4 anos


Brinquei pouquinho e trabalhei pouquinho... porque tenho preguiça e sono. Mas aprendi a fazer trabalhos e gosto da pintura. AM, 3 anos


Gosto de brincar na casinha e brinquei muito. Trabalhei um bocadinho, eu gosto! Gosto de pintura, gosto de pintar com amarelo, mas o amarelo estava misturado! Foi o A que misturou... M, 2 anos


Eu gosto de brincar na biblioteca, gosto de ver os livros e a caixa da lua, brinco muito! Aprendi a canção da formiguinha, queres ver? (e cantou-a toda). Também gosto dos jogos da mesa e de trabalhar, fazer pinturas. Mas misturo as cores todas para brincar! Depois ficam feias. Não posso misturar mais. M, 3 anos


Eu trabalhei muito e brinquei muito. Aprendi muitas coisas: a escrever o meu nome... mas é difícil e eu às vezes engano-me, não ponho as letras direito. Também a prendi a desenhar melhor, antes só fazia riscos! E a cortar melhor também, pelo risco! RP, 4 anos


Trabalhei mais, fiz pintura, colagem e mais desenhos. Já sei fazer o D. (ele próprio)! Brinquei nos jogos de chão e de mesa. Gosto mais de fazer pinturas com os pinceis, mas não se mistura as tintas! Aprendi a não sair da sala para ter o fixe sempre contente, assim (e mostrou o dedo polegar para cima). D, 3 anos


Tenho brincado e trabalhado muito. Aprendi a escrever o meu nome, custou muito mas eu treinei muitas vezes. Até treinei no quadro de escrever o nome! Já sei fazer desenhos completos com lápis, desenho meninos e bolinhas. Estou a aprender a jogar ao puzzle grande do McQueen e gostava de saber desenhar uma casa e também queria fazer carros, mas acho que é difícil. Tenho que treinar e estar com atenção. TA, 4 anos


Aprendi muito: a fazer o meu nome, T. primeiro, L. depois, só me falta aprender a escrever o nome R. Aprendi a fazer árvores, casas... também não sabia fazer estrelas e agora já sei!" Estou a crescer, até já consigo fazer desenhos sem "riscalhadas", com casas, meninos e outras coisas. E também sei fazer construções bem feitas. Gostava de saber desenhar carros, porque ainda não consigo. Tenho que pensar, ver carros desenhados e experimentar. TR, 4 anos

Nesta escola eu só trabalhava e brincava... eu só queria brincar, mas tem que se trabalhar um bocadinho, senão aprende-se menos, só se aprende a brincar!
Aprendi a fzer melhor as construções nos jogos de chão; também já sei fazer melhor desenho, pintura e colagem, mas foi porque trabalhei tanto, senão não conseguia!
Os meus trabalhos agora são melhores, antes eram só "riscalhada", quando era mais pequeno, como o To e o RB... Estou a crescer muito, até já sei fazer o meu nome! 
Gostava de aprender a jogar o jogo das pecinhas pequeninas que tenho em casa e na escola gostava de conseguir montar os puzzles todos do Faísca McQueen sozinho. Mas para isso tenho que treinar... S, 4 anos


Eu brinquei muito e trabalhei um bocadinho. Aprendi a fazer uma casa, uma menina e também aprendi a comer fruta ao lanche para ser herói da fruta! Gostava de saber desenhar uma ovelha, porque são fofinhas... L, 3 anos


Brinquei muito e também trabalhei muito...
Aprendi poucas coisas... não, aprendi muitas coisas! A desenhar melhor, já sei fazer árvores, casas, céu, nuvens, sol e meninos. Também aprendi a fazer o meu nome, a copiar pelo estojo. Aprendi a recortar melhor e já sei fazer colagens mais bonitas. 
Gostava de aprender a fazer pinturas mais bonitas, mas tenho que estar com mais atenção e ter cuidado. R, 4 anos


Gosto mais de brincar do que de trabalhar, mas também trabalho muito...
Já aprendi a fazer o meu nome a copiar e também a fazer um rapaz e uma menina no desenho! Ah e aprendi a fazer tarefas! Gosto muito de fazer pintura e gostava de saber fazer melhor os bonecos... A, 3 anos


Brinquei e trabalhei muito e aprendi muitas coisas... a fazer experiências, a fazer desenhos direitinho (já não faço meninos-palito e aprendi a fazer os sapatos), a escrever o meu nome todo... Gostava de aprender a ser um bom amigo, ainda sou mais ou menos... mas tenho que respeitar os pequenos e não fazer asneiras! G, 4 anos



Eu trabalhei muito na sala e aprendi muitas coisas... a escrever o meu nome, a fazer desenhos melhor e também a fazer colagens melhor! Gostava de aprender a desenhar um trator... mas às vezes tenho preguiça. TA, 4 anos

Trabalhei muito, mas até podia trabalhar mais um bocadinho... 
Aprendi a trabalhar, já sei fazer um boneco e já sei fazer o meu nome a copiar.
Mas eu ainda não sei fazer uma coisa que é muito fácil e grande! É um jogo, de matraquilhos, mas o meu pai vai-me ajudar a aprender a jogar. Isto é em casa, na escola gostava de aprender a ler, porque quando eu souber ler vou ter uma PSP! RB, 4 anos

Trabalhei muito e aprendi muitas coisas: desenhos, pinturas, colagens...
Quero aprender a fazer desenhos melhor!
Estou a ficar grande, o meu pai quer que eu fique grande como ele! Mt, 3 anos

Comentários

  1. Queridos amigos:

    Vimos desejar-vos um ano 2012 cheio de boas descobertas.
    Beijos grandes

    Cristina e Flores Azuis

    ResponderEliminar
  2. OláJuca!
    Mais um trabalho pedagógico de excelência. As dificuldades para si, são sem duvida desafios. Adorei espreitar as auto avaliações dos mais pequenos...fabuloso!
    Expresso também os meus votos de muitos dons...dom da saúde, do amor e da criatividade...bençãos que com certeza nos colocarão acima de qualquer dificuldade.
    Com carinho
    Laura
    piratinhasnoji.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei. Passei alguns anos a formar educadores incentivando-os ao uso destas estratégias na Universidade de Aveiro, algo que uso na minha prática pedagógica diária. Segunda feira começaremos o registo escrito na minha sala!
    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Estão todos de parabéns os nossos meninos!Umas avalições de "gente grande"...
    Um bom ano para todos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns aos meninos e à Juca! Também experiementei um registo individual deste tipo mas na conversa com as crianças colocamos também para além dos aspetos positivos a questão das dificuldades onde é que as crianças achavam que sentiam mais dificuldade. Foi muito interessante perceber que eles próprios apontavam estratégias de melhoria. Beijinhos Juca. Raquel Amorim

    ResponderEliminar
  6. Estive mais atenta na leitura do trabalho e de facto também as tuas crianças fazem tudo, percebem dificuldades porque apontam o que querem melhorar! Parabéns Juca pelo excelente trabalho e pela partilha que eu ainda não me atrevo a fazer desta forma como tu!Mais um excelente trabalho! Obrigada!Raquel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.