Com o CMIA fizemos sabonetes!

Ainda na sequência do Dia do Ambiente, juntamo-nos hoje na sala de TIC para recebermos a visita da Eng. Gracinda, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, e realizarmos uma experiência nova: fazer sabonete com óleo alimentar usado.
Precisamos de:
- Óleo usado limpo (filtrado, sem impurezas)
- Soda cáustica
- Água
- Corante
- Aroma (essência em óleo)
Depois de pesados os ingredientes nas medidas certas, misturou-se a soda cáustica com água (isso teve que ser feito com luvas e muito cuidado, pois é um produto muito perigoso, porque aquece e pode queimar!)
Então juntou-se o óleo alimentar e mexeu-se bem. 
Só depois levou o corante, que era em pó (mas também pode ser líquido) de cor de laranja. Mexeu-se tudo muito bem outra vez. 
Finalmente acrescentou-se o aroma e logo de seguida deitou-se um bocadinho desta mistura em copinhos de iogurte, tantos como nós!
Logo começou a solidificar e agora vai ter que secar uns dias; depois vamos retirar o copo de iogurte e deixar secar ainda mais um pouco... lá para o final da semana que vem teremos sabonetes bonitos e cheirosos para levar para casa!
Vejam as imagens de todo o processo de seguida:
Sexta-feira terminaremos os nossos registos, precisamos de tempo apra os fazer bem feitos, pois a Engª Gracinda quer vê-los e publicá-los na internet no blogue do CMIA.

Comentários

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.