Auto-avaliação de cem linguagens da criança

Três períodos letivos, três formas diferentes de fazermos a nossa auto-avaliação, este ano foi assim na Sala Fixe e não correu nada mal... sempre com base numa Pedagogia da Escuta das Cem Linguagens da Criança (Loris Malaguzzi):

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
sem modos de pensar, 
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar, 
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
Para pensar sem as mãos
Para fazer sem a cabeça
Para escutar e não falar
Para compreender sem alegrias
Para amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dixem-lhe:
Para descobrir um mundo que já existe
e de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe, enfim: as cem não existem.
Mas a criança diz:
Pelo contrário, as cem existem!

Nesta terceira vez que o fizemos, como já somos "experimentes na matéria", a professora deu-nos apenas algumas pistas para organizarmos o pensamento sobre o nosso desempenho.
Eis uma súmula das nossas respostas mais frequentes/curiosas:

  • O que gostei mais de fazer:
Brincar
- Trabalhar
- Fazer as tarefas e as rotinas da sala
- Fazer a horta da escola
- Fazer coisas na área dos projetos
- Participar no projeto Heróis da fruta
- Ir aos passeios/saídas
- Fazer experiências
- Ouvir histórias
- Ajudar os colegas
- Ver coisas no computador
- Pôr o juízo a funcionar e ter muitos"fixes contentes"
- Conhecer os quadros do Miró
- Fazer pinturas diferentes

  • O que gostei mais de aprender:
- Como é a escola...
- A não ter medo...
- A brincar com os amigos na sala e no recreio
- A arrumar no fim de brincar
- A ajudar os pequenos
- A estar com atenção
- A pensar antes de fazer as coisas
- A marcar a presença e preencher os quadros das rotinas
- A cumprir as regras e ter "luzinhas acesas"
- A ter bons hábitos na cantina
- A desenhar/pintar/recortar/colar/modelar
- A segurar bem no lápis
- A pintar com tintas roll-on
- A escrever o nome e a data
- A contar (os meus trabalhos, os meninos que estão presentes...)
- A conhecer números e letras
- A gostar de fruta como os Heróis da fruta
- A conhecer os sinais de perigo das embalagens
- A ser ator, a fazer teatro no Teatro Sá de Miranda

  • O que menos gostei:
- Meninos que batem, empurram ou fazem mal aos outros
- Meninos que fazem xixi fora da sanita
- Meninos que puxam os galhos das árvores no recreio
- De ter "fixes zangados" quando deixava apagar a "luzinha do meu coração"
- Meninos que espalham e desarrumam tudo, porque custa muito a arrumar

  • O que quero fazer no próximo ano:
- Não tenho ideias...
- Tudo o que costumamos fazer
- Ficar aqui na Sala Fixe
- Ir para França, para perto do meu pai
- Brincar muito
- Trabalhar na sala
- Aprender a escrever o meu nome
- Aprender a sentar direito na cadeira
- Ter muitos "fixes contentes"
- Estudar matemática
- Fazer de palhaço
- Desenhos mais bonitos
- Um desenho assim muito grande...
- Falar melhor
- Saltar
- Ter disfarces na sala e fazer teatro
- Ler livros
- Um papagaio de papel
- Ser Presidente da Fala Fixe
- Os cartões das tarefas terem só nomes, sem fotografias
- Fazer coisas difíceis para os grandes
- Quero que os meninos se portem sempre bem


Já só falta terminar a organização dos Portefólios Individuais, incluindo neles esta auto-avaliação e a Ficha Informativa que vai dizer aos pais como está o nosso desenvolvimento.
Mas, entretanto... vamos iniciar a nossa colónia balnear e com bom tempo!

Comentários