Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

E não é que veio mesmo???

Um pouco atrasada e, pelos vistos, também enganada... mas a bruxa Mimi veio mesmo cá!
Pegou no mapa que usou o ano passado e veio cá ter, apesar de saber que andam por aí alguns "fixes zangados" (na Sala Fixe) e "amiguinhos a chorar" (na sala dos amigos).
Mas estava muito atrapalhada...
Ela queria mesmo era ir a uma escola onde os meninos têm todos fixes 5 estrelas
(Será que existe?)
Mas como se enganou, todos nós tivemos que fazer um compromisso, ou seja, prometer que, a partir de hoje, vamos esforçar-nos por cumprir as regras mesmo a sério, para termos sempre os fixes e os amiguinhos contentes e felizes!
Ora espreitem lá como foi a visita...


Contou-nos que era o seu dia de aniversário e trouxe-nos um livro com a sua história.
Como somos curiosos fizemos algumas perguntas, do tipo se podíamos ir um dia a casa dela...
No final recebemos gomas e rebuçados e oferecemos à Mimi a prenda que lhe fizemos!
Ainda cantamos duas canções, uma pelo Tiago R. e pela Francisca, com todos a ajudarem e outra, muito engraçada, quando soubemos que Mimi é apenas uma forma carinhosa de chamar a Miquelina. Esse é que é o seu nome verdadeiro!
Aqui está uma delas, a da Bruxa Miquelina:


Ela não levou a mal... sabia que era a brincar :-D
E lá partiu na sua vassoura, com o aviso de, para a próxima,  usar protetor solar, porque estava com a pele da cara muito vermelha do sol... realmente estava um bocadinho!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Miquelina, as aranhas e a abóbora-menina

Como ainda não temos a certeza se a bruxa Mimi nos vem visitar (o Santiago diz que ela ainda está a decidir), ou se nos traz surpresas, hoje a nossa amiga caixinha das surpresas trouxe-nos uma surpresa de Dia das Bruxas!
Mas ainda tivemos que pensar para perceber bem o que aquilo era:
Umas coisas pretas e peludas, fofinhas + outras coisas coloridas e doces acompanhadas de uma bruxa miniatura?
Mas, logo que a tal bruxa pequenina, a Miquelina, saiu da caixa, a canção foi outra...


"Bruxa Miquelina que feia que tu és...
És careca e cheiras mal dos pés!

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Com a bruxa Miquelina ninguém se mete!
7, 6, 5, 4, 3, 2, 1
Se não tens cuidado fazes Catrapum!

Bruxa Miquelina, tu estás muito infeliz...
Lava os dentes e assoa o nariz!


1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Com a bruxa Miquelina ninguém se mete!
7, 6, 5, 4, 3, 2, 1
Se não tens cuidado fazes Catrapum!"

Depois da risota, analisamos melhor para que seriam os pauzinhos de chenille preto e os chupa-chupas e descobrimos uma forma de os utilizar: fazendo aranhas assustadoras!

Aranhas assim como esta, que tão bem canta a nossa amiga Alda, lá nos Açores:


A Lídia deu-nos uma ajudinha, arranjando a melhor forma de equilibrar o chupa-chupa na cabeça da aranha... é que não estava nada fácil!
Fizeram-se as patinhas (nós achamos que as aranhas têm 6, mas ainda não fomos verificar...), as cabeças redondinhas e depois decoraram-se com colas glitter coloridas, mas ainda não acabamos...

Outro grupinho ainda arranjou tempo para decorar uma abóbora pequenina, que o Tiago A. trouxe de casa, para oferecer à Mimi, no caso de ela amanhã passar por cá...
Como temos andado a trabalhar na modelagem com muitas plasticinas coloridas, usámo-las também para enfeitar a abóbora, cobrindo com cola branca:

Nós por cá achamos que ficou muit'a fixe! Uma verdadeira abóbora-menina...
 Será que a Mimi vai gostar?
 Ou melhor, será que a Mimi cá vem mesmo???

Nota:
A motivação para a comemoração do Dia das Bruxas na sala tem sido incontornável; desde o início do mês que as crianças falam que é o mês do dia das bruxas... é hoje, professora? Talvez porque, nesta zona, para além do Dia de Todos os Santos (festividade religiosa), nenhuma outra comemoração se lhe sobrepõe, como é o caso de outras zonas do país onde há a bonita tradição do "Pão-por-Deus".

Desculpem, por acaso gostam de bruxas?

Sim, porque nós gostamos muito... e não temos medo nenhum!
Por isso esta foi a história que conhecemos, através do livro...



View more presentations or Upload your own.
Estivemos bem atentos às aventuras do gato Leonardo! 
De tal forma que soubemos recontar toda a história, identificando cada uma das coisas que caraterizam uma bruxa: meias às riscas, chapéu pontiagudo, vassoura e caldeirão.
E até fomos nos propusemos a fazer o registo em desenho :-)
E apareceram coisas muito engraçadas...


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Obrigada pais!

A nossa área dos projetos, como viram, tem andado bastante animada... por isso este fim de semana levamos para casa um pedido aos pais para colaborarem connosco na recolha de materiais que, com um pouquinho de imaginação e empenho, possam resultar numa bonita produção.
Hoje chegamos à sala contentes e bem carregados!
Desde tubos de rolo de papel, caixas de ovos, botões, caricas, tampinhas, rolhas de cortiça, tecidos, restinhos de cartolina / papel autocolante / eva, frascos, caixas de cartão... houve de tudo!
Separamos e organizamos os materiais por categoria (trabalhando assim a classificação e seriação matemática) pusemo-los em caixas com etiquetas (contactando desta forma com o código escrito), para sabermos onde ir buscar e onde arrumar depois (desenvolvendo a nossa autonomia). Uma atividade aparentemente tão simples, mas tão rica!
E o armário que apoia a nossa área dos projetos ficou bem recheado:
Agora até vai dar mais gosto pensar, inventar, criar!

sábado, 27 de outubro de 2012

Que criaturas fantásticas!

Aproxima-se o final do mês de outubro... atrasa-se a hora no relógio e chega o Dia de Todos os Santos em Portugal, associado à festividade importada do Dia das Bruxas. 

Festas e monstros andam de mão dada também no site Júnior, onde encontramos algumas explicações sobre estas comemorações.
E se algumas delas podem ser contornadas, caso a motivação das crianças o permita, outras há em que não autorizam que isso aconteça. Tem sido esse o caso do Dia das Bruxas...
As conversas têm girado em torno de monstros, talvez porque decidimos a escolher melhor os nossos monstrinhos do Class Dojo e temos andado a experimentar a ferramenta... 


problema é que o tempo não chega para tudo e tem sido difícil conseguir lançar os dados em tempo útil... veremos depois se é possível continuar a experiência.
Entretanto, as nossas produções espontâneas refletem muito do que sentimos, gostamos e vivemos; assim se explica porque andamos numa de monstros e afins...
O monstrinho da Mariana, 4 anos
E devem ser, de alguma forma, contagiosos, pois as atividades de desenho, pintura, construção 3D com colagem e modelagem têm andado repletas de criaturas fantásticas como estas...
Bruxas, abóboras, aranhas e principalmente monstros enchem de fantasia as nossas cabeças, ajudam-nos a controlar os medos e motivam-nos para nos expressarmos plásticamente! Estamos uns artistas verdadeiramente  assustadores...

E quanto às conversas? Bom, dessas nem se fala!
Desde que o Santiago (5 anos) nos contou que a Bruxa Mimi (que veio cá à escola no ano passado) foi a casa dele... 
É mesmo verdade, ele até contou os pormenores:
Vi uma unha na janela, uma daquelas compridas, mesmo de bruxa! 
Eu estava em casa sozinho com a mamã, o papá estava a trabalhar e o meu irmão a dormir. 
Depois espreitamos para fora da janela e vimos o chapéu bicudo! 
Era mesmo a bruxa Mimi! 
Mas não tivemos medo, ela é boa.
Ela contou que, no ano passado, enfeitiçou a minha mamã para ela se transformar em bruxa e ir à escola levar os bolinhos... eu também achava que ela era parecida com a minha mamã e foi por isso!
Quando lhe perguntamos se ela voltava cá este ano, o Santiago explicou:
Ela disse que só vinha se, quando espreitar à nossa janela (sim, porque ela anda a passar pelas escolas, para ver se os meninos merecem guloseimas) visse o Quadro dos Fixes com o Fixe contente e o Fixe 5 estrelas cheios de meninos...

O quê? Então para ela cá vir ninguém pode ter assim um Fixe mais-ou-menos ou zangado?
Pois é, ela disse-me que assim não vinha cá! (Só visto, as caras de preocupação...)
Por isso temos todos que nos portar muito bem, cumprir as regras e assim a bruxa Mimi vem cá outra vez!
Palavra da Bruxa Mimi, pela boca do Santiago!
De qualquer forma, é capaz de não ser má ideia enviar-lhe um email só para confirmar...

I Assembleia de Escola 2012-2013

Na quinta-feira passada decorreu o processo eleitoral e o nosso representante era, como já sabem, o Tiago R., de 5 anos de idade. A votos foram também a Francisca, presidente da Sala dos Amigos; o Pedro Pinto, presidente da Sala do 1º e 2º ano; a Ana Maria, presidente da sala do 3º ano e o Afonso, presidente da sala do 4º ano.
O ato eleitoral decorreu sem incidentes e todos cumpriram o seu dever cívico como manda a lei!
 Verificando a lista de candidatos
 A fila de votantes para recolha do boletim
 Aguardando a sua vez de votar
Colocando o voto na urna

Concluído o ato eleitoral, ontem decorreu a I Assembleia de Escola, onde foram comunicados os resultados da votação:
- Presidente da Assembleia de Escola de Vila Franca - Pedro Pinto - 26 votos
- 2º lugar - Francisca - 19 votos.
- 3º lugar - Tiago R. - 17 votos.
Foi a primeira vez que os mais pequenos do estabelecimento (JI e 1ºos anos) "tiraram o lugar" aos mais crescidos (3º e 4º anos)... coisas da democracia!
Esta primeira Assembleia decorreu muito bem; optamos por fazer apenas uma intervenção por grupo/turma e isso agilizou um pouco o decorrer dos trabalhos. A nossa intervenção foi sobre a experiência de "engordar o fantasma" que postamos anteriormente...
Ficamos admirados com esta notícia divulgada pelo 3º ano... :-(
Principalmente porque andamos há 3 anos a pedir de equipamento de recreio (parque infantil) para o exterior da nossa escola... e sempre nos responderam que, com a crise, não há dinheiro para o fazer!
Terminamos com a visualização de dois filmes, uma novidade deste ano letivo, que a prof. Helena do 4º ano preparou: hoje a temática a discussão foi o ambiente, nomeadamente a separação seletiva de resíduos. 
Afinal "a mudança está em nós" e há que a fazer acontecer todos os dias!
Por isso iremos usar algumas ideias de reaproveitamento de materiais na criação de brinquedos para o exterior e também para a sala da componente de apoio à família.
Até já levamos um recadinho no vai-vem para os pais colaborarem na recolha desses materiais... contamos convosco!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Sr. Comilão

É uma história muito velhinha, do tempo em que a nossa professora andava a estudar e tinha que fazer as histórias à mão porque não havia computadores!
Mesmo assim, nós gostamos muito dela:
E, depois de contada e recontada, como estivemos muito atentos, aprendemos algumas coisas importantes sobre a alimentação saudável:
- Não devemos ser muito comilões, pois podemos engordar;
- As pessoas gordas não são saudáveis;
- Devemos comer de tudo, várias vezes e em menos quantidade;
- Devemos fazer exercício.
O personagem principal desta história forneceu a motivação para trabalhos espontâneos, muito engraçados e coloridos:
Aqui ficam alguns dos desenhos que fizemos:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Da física à química... hoje "engordamos" um fantasma!

Sinais dos tempos... o clima na Sala Fixe tem andado carregado de coisas assustadoras... ei-las neste wordle feito com todas as que nos conseguimos lembrar:
(Ainda houve quem acrescentasse que as "violetas olivantes que apertam as pessoas" também eram muuuito assustadoras! Só podemos imaginar que sim ;)
Deve ser a proximidade do Dia das Bruxas, ou Halloween, como se diz em inglês!

Hoje a professora até se assustou um bocadinho quando saiu da sala: encontrou um fantasma a chorar e trouxe-o no bolso para nós vermos... logo alguém disse que ele devia estar a chorar por estar sozinho e não ter amigos, mas também era porque tinha fome, porque estava muito magrinho!

Então resolvemos ajudá-lo: a professora tirou-o do bolso, com jeitinho e nós não nos assustamos nem nada! (a verdade era que ele era um bocado parecido com um balão...)

Depois pensamos em como dar-lhe de comer, para ele engordar um bocadinho... 
- É fácil, é só soprar! - diziam alguns.
- Não, isto é um fantasma, tem que ser engordado de uma forma mágica!
E apresentaram-se os ingredientes para a magia
  • uma garrafa com água; 
  • uma garrafa com vinagre; 
  • um pózinho branco (bicarbonato de sódio):
  • um balão e uma caneta de acetato para desenhar a cara feia.

- Isto até parece uma experiência, não parece nada uma magia...

- É uma experiência mágica que vai fazer um fantasma magrinho e triste ficar gordinho e alegre!
E assim foi: 
Acrescentou-se vinagre à água da garrafa (que ficou um bocado amarela) e deu-se de comer ao fantasma um bocadinho do pozinho branco; 
Depois colocou-se o fundo do balão a cobrir o gargalo da garrafa. 
Estava tudo pronto... 
Tcharaaaaam! 
Pôs-se o fantasma de pé, o pózinho que tinha dentro caiu no líquido e a magia aconteceu... ele levantou-se e engordou, mas engordou mesmo!
E a garrafa ficou cheia de bolhinhas como as bebidas que têm gás. 
O gás subiu e encheu o balão. 
Depois repetimos, um de cada vez (ao som do fantasminha brincalhão) e todos conseguimos fazer magia!
No final, os meninos grandes ainda registaram esta experiência mágica com química, que é a ciência que explica o que acontece quando se fazem misturas assim... se quiserem perceber melhor o que aconteceu espreitem aqui.
E se não perceberam bem, ou já se esqueceram daquela palavra nova e difícil que hoje aprendemos, (e repetimos batendo palmas... até descobrimos que tem 5 sílabas), o Rafael explica qual é:
video
Fantasmático, não acham?

A física da criatividade em 3D

Como a ciência se encontra nas nossas brincadeiras do dia a dia:
A física escondida na proeza de construir com copos coloridos na caixa de luz...
O espanto pelo equilíbrio conseguido...

E ainda a ousadia de acrescentar complexidade à situação, adicionando as raquetes de cores dentro do último copo... e sem desequilibrar a construção!
 
Fantástico como, a brincar, se praticam conceitos complexos de equilíbrio estático!

Mais informação sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras na aprendizagem, aqui.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Finalmente!

Demorou... mas 4 meses depois chegou ao destino!
A encomenda que enviamos aos amigos dos Açores (agora com a sua nova morada virtual aqui) acabou por chegar!
Espreitem a notícia no Scoop.it, entrando aqui

Levava lá dentro o livro editado pelo nosso agrupamento "Por este rio acima", a última edição da "Jornalada da malta" e ainda um cheirinho da nossa amizade numa flor de sabonete, feita pelas mãos da mãe da Anita, que se dedica a essa arte (que podem ver melhor aqui)

Ficamos muito satisfeitos por ter chegado... tanto tempo que andou perdida!

Temos Presidente!

Foi eleito democraticamente e por unanimidade... o novo Presidente da Sala Fixe!
(Apenas o nosso Miguelito, o mais pequenito de todos, "votou em branco" - ou absteve-se, não temos bem a certeza... ;) - mas não foi por não saber dar a sua opinião...
O Tiago R. ganhou, e em sequer foi por causa da "crista" que hoje, tão orgulhoso, apresentava! Não, foi mesmo porque todos reconheceram que:
- Porta-se sempre bem;
- É grande;
- Sabe falar bem em público;
- Dá bons exemplos aos meninos.
Então nada mais há a acrescentar e a frase de campanha para as eleições a Presidente da Mesa da Assembleia de Escola da EB1/JI de Vila Franca, a realizar esta semana, será:
Votem no Tiago R., porque ele porta-se sempre muito bem!
E os bons exemplos são para seguir... afinal, a mudança está em nós!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projetos individuais ou a pares

A nossa área dos projetos têm andado muito movimentada... de um momento para o outro, muitos de nós descobriram como é fantástico criar coisas com materiais reutilizáveis e tem sido raro haver lugar para mais um...
Cartões, plásticos, latas, tecidos, caixas e frascos, juntos com cola, fita-cola, lápis e marcadores têm vindo a dar origem... a tudo e mais alguma coisa, conforme a nossa imaginação e vontade de criar.
Hoje terminamos muitas das criações iniciadas e depois partilhámo-las em grande grupo:
 Uma pista de skates 
- É dos "Take that (?)"
 Degraus 
- Mas parece mais uma escada rolante, professora!
 Uma casa
 Uma pista
 Uma maraca
- Tem lá dentro coisas e toca!
 Uma colagem com cartão...
Um castelo, com os seus personagens (rei, rainha) e tudo!

No final de observarmos todas as produções, concordamos que é muito importante pensar-se primeiro no que se quer fazer, antes de começar a trabalhar na área dos projetos, porque senão gasta-se muito material e não se constrói nada!

Para terminar o trio...

...hoje a "caixinha das surpresas" trazia lá dentro um fruto de Outono que ainda não conhecíamos, ou, pelo menos, já não nos lembrávamos bem... eram as romãs.
Usamos os sentidos para as conhecer: olhamos, cheiramos, tocamos e depois provamos aqueles grãozinhos que pareciam milho vermelho!
Depois veio a propósito conhecermos mais uma pintora, a terceira, desta vez portuguesa, mas que também já morreu ;(  tal como os dois anteriores. 
Chamava-se Maluda e, que engraçado, inspirou-se neles: em Paul Cézanne para pintar paisagens de cidades e em Frida Kahlo para pintar os seus auto-retratos!
Depois, como não podia deixar de ser, passamos à pintura de naturezas-mortas, desta vez com as romãs, um dos quadros mais famosos de Maluda:
Aqui estão alguns de nós em acção (ainda não fizemos todos)

 E algumas das nossas produções...
Amanhã continuaremos...

Estas atividades com pintores famosos já deram origem a coisas engraçadas... é verdade, o Guilherme contou-nos que teve um sonho fantástico... sonhou que o Mr. Bean estava a pintar um esqueleto do Leonardo Da Vinci (- aquele que pintou a Mona Lisa, sabes?) e que depois fez também o da Frida Kahlo, que morreu num acidente de autocarro quando um ferro entrou pela barriga dela (palavras do sonhador)... a Arte, o Humor e o Dia das Bruxas juntaram-se todos neste sonho do Guilherme!

Entretanto, o Rodrigo B. não se ficou atrás e contou também os seus dois sonhos: um com os Angry Birds (um jogo que lhe anda a ocupar bastante o pensamento ultimamente :) e outro com um homem esquisito, que tinha cabeça de triângulo (coisas das formas geométricas, de que temos falado bastante na sala).

Estas cabecinhas trabalham a todo o gás, mesmo a dormir!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos