Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ginástica aeróbica e também "localizada"!

Uma novidade da sessão de hoje, conduzida pela prof. Paula ;-)
Ficamos cansados, mas gostamos da experiência!
Ainda mais porque este momento é partilhado entre amigos das duas salas...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Planos e decisões... a caminho de Dezembro

Dezembro já bate à porta e começamos esta semana fazendo planos para a época de Natal.
No nosso Diário de Sala (instrumento de gestão partilhada que usamos todos os dias para registar os acontecimentos e aquilo que pensamos acerca deles) o bloco dedicado ao "Queremos Fazer" ficou  quase cheio logo na segunda-feira!
Mas, como ainda não sabemos ler tudo (para já só conseguimos ler algumas palavras) resolvemos fazer um Quadro de Tarefas de Natal:
É isso o que nos tem ocupado,  só que, como são muitas as tarefas que vamos empreender, ainda não conseguimos terminar...
Paralelamente vão surgindo outros trabalhos inspirados nessa altura mágica do ano: o Natal. Os nossos desenhos, colagens e pinturas refletem já um entusiasmo crescente!

O planeamento que fizemos implicou a tomada de decisões acerca de algumas questões importantes e hoje foi dia de decidir:
- Quem faz o quê?
Entre todas as tarefas a elaborar, cada um escolheu o que queria ajudar a fazer; mas algumas delas vão ser feitas por todos.
- O que vamos apresentar na Festa de Natal?
Duas músicas para cantar e dançar foram a votos nas duas salas, dado ser uma atividade a realizar em conjunto: as crianças da Sala dos Amigos gostaram mais da primeira canção, que era a mais pequenina; na Sala Fixe a preferência foi para a segunda canção, mais comprida e mais difícil, pois tem muitas palavras para decorar. 
Quando somamos as duas votações, a vitória foi para a segunda canção... a maioria é que decidiu, uns ficaram mais contentes do que outros, mas a democracia é assim mesmo!
- O que vamos elaborar como lembrança para as nossas famílias?
Pois, temos muita pena mas isso não podemos contar! É segredo... 
;-)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Um "projeto a brincar"...

Foi já no mês passado que o começamos, a partir da história tradicional dos 3 porquinhos e do lobo mau. Todos gostamos muito desta história, de tal forma que quisemos representá-la.
Votação feita, decidimo-nos pelo Teatro de Fantoches e começamos por fazer o levantamento do que era necessário fazer, elaborando um quadro de tarefas:

Ficou assim:
Depois deitamos mãos à obra, em pequenos grupos que trabalharam na área dos projetos.
No slideshow que se segue poderão ver como fizemos os 4 personagens que entram na história e as 3 casas, de palha, de madeira e de tijolo:
Tudo estava pronto!
Então foi só distribuir os papeis pelos diversos intervenientes, o que deu origem a 4 grupos de "fantocheiros". E assim, por quatro vezes assistimos à mesma dramatização! 
Mas ninguém se fartou... e aqui ficam as imagens (possíveis):

Depois de terminado este projeto a brincar estamos mais preparados para trabalhar em conjunto, para cooperar, dialogar e resolver os problemas que vão surgindo ao longo do percurso, imaginando soluções, criando e recriando, construindo e reconstruindo... 

Um dia destes, quem sabe, ainda fazemos um projeto a sério???


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aprender a relaxar...

Durante a sessão de hoje de aeróbica tudo correu muito bem, tanto com o grupo dos mais pequenos, como com o dos mais crescidos! Mais uma vez agradecemos à prof. Paula a disponibilidade para colaborar connosco nesta atividade (ela é uma verdadeira especialista!)

E cada vez estamos a ter mais facilidade em coordenar os movimentos com a música, o que é muito bom sinal...
Terminamos a sessão com uma atividade de relaxamento, tal como é hábito: deitados no chão e com os olhos fechados, ouvimos esta música do mar:


Depois, propôs-se aos mais crescidos pensarem no que esta música lhes fazia sentir...
E ao chegar à sala ilustraram isso mesmo! Surgiram coisas bem giras... como podem ver:

 (entre estes dois "artistas" houve batota ;-)






E o que é mais importante: já todos conseguimos relaxar... mesmo.
Embora cada um à sua maneira... afinal, a mudança está em nós!

Os nomes a rimar... e a cantar!

Com o palhaço Batatinha a ajudar... o sucesso de hoje foi a canção "João Balão" e já quase que sabemos todo o refrão! Aqui fica, para continuarmos a aprender... ;-)


Ó Luís, tira o dedo do nariz
Ó João, mas que grande trapalhão!
Mariana, tira-te da cama...
Ó Mafalda, vai p'rá escola de pijama.
Ó Zé, porque cheiras a chulé?
Olha André, queres levar um pontapé?
Ó Ivone a tua voz, parece um trombone,
E tu Odete, pareces um trompete!

João balão
Joana pestana
Luís chafariz, ninguém sabe o que ele diz!
Rebeca soneca
Luísa preguiça
André Barnabé, ninguém sabe quem ele é!

Ó Maria, mas que grande porcaria!
Emanuel, acaba lá com esse granel,
O Miguel diz que gosta da Raquel
E o Joel já namora com a Isabel.
Ó Inês, finalmente é a tua vez...
Ó Carlota conta mais uma anedota,
Joaquim tira já, o dedo do pudim!
Cá p'ra mim, esta história não tem fim!

Depois ilustramos as rimas que já tínhamos descoberto para os nossos nomes... e surgiram mais algumas!
De tal forma andamos entusiasmados com a descoberta de palavras que rimam, que na rotina de distribuir as tarefas a "chamada" tem sido feita com palavras que rimam com os nossos nomes (e não com os próprios nomes escritos em letra manuscrita)...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Colorir o sabor da fruta

Foi uma das atividades do Guia que fizemos ontem.
A caixinha das surpresas trouxe 5 frutas diferentes: na cor, na forma e também no sabor!
Então estivemos a distingui-las pelo gosto, usando o sentido do paladar e, para isso, tivemos que descascar e cortar em bocadinhos a maçã, a pêra, a banana, o kiwi e a tangerina. 
Depois tapamos os olhos, um de cada vez e o ajudante deu a provar 3 frutas diferentes a cada um de nós. 
Quase todos acertaram no nome das frutas e depois tivemos que colorir, cada um na sua ficha, as frutas que provamos.
Mais uma atividade (facultativa) integrada no Projeto Heróis da Fruta que completamos com sucesso... e com agrado (as frutas que sobraram, depois desta prova e de um lanche constituído só por fruta, desapareceram num instante!)

Numa "onda" de projetos...

A nossa área dos projetos só tem lugar para quatro... mas agora são cada vez mais meninos e meninas a quererem fazer "projetos"!
Temos chamado projeto a tudo aquilo que surge de uma ideia, depois pensamos melhor e a seguir queremos fazer, seja uma coisa grande ou pequena, seja sozinhos ou acompanhados...
Aqui ficam alguns exemplos de pequenos projetos, que poderão progredir para darem origem a outros mais abrangentes...
 Construções...
Desenhos e mais construções...
 Que orgulhosamente pedimos para fotografar...
Também inventamos histórias, que desenhamos e contamos à volta de rolos... 
e se um não chega, vai-se buscar mais!
 Decidimos fazer pintura na horizontal, em vez de no cavalete 
e vamos buscar o que é necessário...

Algumas das produções resultantes destas (e doutras) experiências:
 Técnica mista de pintura e colagem (produções espontâneas)
 Colagem com massas e feijão
 
 Criações a três dimensões (3D):

Um quadro (desenho em tampa de caixa de cartão)
Um carro
Uma casa e o homem
E tantos pequenos projetos já nos ajudaram a aprender a organizar as nossas ideias (pensar o que queremos, o que precisamos para o concretizar, como vamos fazer... e resolver os problemas que vão surgindo ao longo do percurso, como a cola que não segura a rolha e agora?) e a conjugar esforços num projeto comum, ainda não muito ambicioso, mas já mais elaborado, de que falaremos mais tarde...

Um apanhado com lógica ;-)

Temos cá na sala uma criança que se destaca por ter a "luzinha do coração" muito acesa e brilhante e isso acontece todos os dias! Por isso consegue brincar e trabalhar sempre de acordo com as regras... e todos reconhecem que é um bom exemplo.
Talvez por isso, ontem um menino (5 anos) veio ao pé de mim e disse:
- Professora, posso dizer-te um segredo?
- Podes...
- Eu acho que o ... é irmão do Jesus!
- Irmão do Jesus, mas do que é treinador do Benfica?
- Não, não é desse! (riu-se) Do Jesus lá do céu... 
- Achas mesmo?
- Olha, se não é irmão, é primo...

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um sonho a tomar forma...

... não veio de uma maneira, mas poderá vir de outra! O quê?
Um parque infantil para a nossa escola, que merecemos e esperamos há tanto tempo!
A Associação de Pais da nossa escola está ativamente envolvida na concretização desse sonho, que é também uma necessidade de todos nós, pois precisamos de equipamentos de recreio para desenvolvermos harmoniosamente as nossas habilidades motoras.
Para atingir esse objetivo, a Associação de Pais irá dinamizar diversas iniciativas, entre as quais a primeira já está em ação:
Trata-se de Cabazes de Natal, dos quais um está na nossa escola e ao qual se poderão candidatar com apenas 1 € por cada número que escolham (entre o 101 e 200). O nosso contém: 1 folha de bacalhau, 1 garrafa de espumante, 1 garrafa de vinho do porto, 1 garrafa de vinho rosé, 1 garrafa de azeite, 1 garrafa de vinagre balsâmico, 1 chouriço, 1 queijo, 1 abacaxi, 1 caixa de chocolates, doces e frutos secos .
No dia da nossa festa de Natal decorrerá o sorteio e os prémios serão entregues aos felizes vencedores.
Felizes ficaremos também todos nós se muitos colaborarem para esta boa causa...
Basta passar por cá e escolher um número (mas tragam uma moedinha... ou mais ;)
E obrigada a todos os elementos da nossa Associação de Pais pelo seu dinamismo!

domingo, 18 de novembro de 2012

Carimbagem com números

E se usássemos os carimbos que inventamos com materiais de desperdício em conjunto com os números? Uma boa ideia que se concretizou assim:
Nesta atividade tivemos que usar a cabecinha e associar a quantidade de carimbos a fazer, com os algarismos de madeira que escolhemos, pintamos e colámos na folha.
Houve alguns enganos... mas não foram muitos!

Assim, uma brincadeira que começou de forma espontânea na área dos projetos, foi aproveitada para consolidar saberes matemáticos trabalhados ao longo da semana e, em simultâneo, avaliar a sua aquisição por parte das crianças.

Toca a mexer... e ao sol ainda foi melhor!

Imagens da sessão de motricidade realizada no exterior... em conjunto com a Sala dos Amigos!





Desta vez não faltou espaço e todos puderam andar, correr, fazer diversos exercícios e um percurso com arcos, cordas e bolas.
Mais uma manhã animada... e transpirada!

sábado, 17 de novembro de 2012

Questões de cidadania

Já fazemos há muito tempo a separação seletiva de resíduos na sala, mas esta semana foi tempo de recordar algumas coisas...
Fizemos jogos e atividades relacionados com a triagem dos diversos tipos de resíduos e verificamos que, afinal, há sempre o que aprender!
A semana terminou com uma Assembleia de Escola Extraordinária (e aqui abrimos parêntesis para explicar porquê:
Esta Assembleia foi convocada a pedido do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, que veio explicar aos presentes porque é que a Junta vai fazer um Parque Infantil na sua sede e não na escola, como tinha sido pedido, várias vezes, durante os últimos anos, dado não existir qualquer equipamento de recreio nesta escola. 
Disse que a Junta não decide tudo, nem o faz sozinha e que compete à Câmara Municipal esse tipo de decisões. Acrescentou ainda que a opção por colocar o parque infantil fora do recinto escolar é para que possa ser utilizado também ao fim de semana e servir outras crianças da freguesia, que não andam nesta escola. Ainda referiu que há um projeto para transformar esta escola num Centro Escolar, embora não se saiba quando. Depois disto, não houve muito a acrescentar... e assim fechamos parêntesis).

Na segunda parte desta Assembleia Extraordinária e no âmbito de uma atividade do PAA, a professora Paula apresentou dois filmes sobre o ambiente e seguiu-se um jogo no exterior, previamente preparado com a colaboração de todas as salas, onde tínhamos que efetuar a separação de diversos resíduos, colocando-os no contentor certo... mas com muita atenção, porque havia "intrusos" no meio dos resíduos recicláveis!
Conseguimos completar a tarefa com sucesso, colocando nos ecopontos certos todos os materiais recicláveis e encontrando o nosso "intruso" - era um boné!
Vejam algumas imagens:
Fomos também heróis na separação de resíduos...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A porção e a fruta - um lembrete para pais

Tendo em conta que, como verdadeiros heróis da fruta, devemos comer 3 porções por dia de fruta de todas as cores, hoje levamos para casa este "lembrete":
Foi só mesmo para recordar aos mais esquecidos - nomeadamente àqueles pais, de vez em quando, se lembram de enviar bolachas e bolos para o nosso lanche :( ainda bem que são só um ou dois - que devemos comer 1 porção de fruta ao lanche da manhã (para podermos pintar a nossa estrelinha do dia no Quadro de Mérito dos Heróis da fruta... caso contrário não o podemos fazer!) e que esta não deve ser sempre igual...
Aqui fica então outro "ajudante de memória", para quem já não se recorda do que é uma porção de fruta:
A partir de segunda-feira já sabem... enviem-nos a fruta do dia, na porção certa!
Se, por acaso, em algum dos dias, não tiverem em casa a fruta indicada, substituam por outra constante na tabela e não por outro alimento.
A escola não pode educar bem sem uma colaboração estreita e efetiva dos pais (e desculpem aqueles que se esforçam por cumprir sempre ;-)

Mais uma boa notícia

Depois do professor Hélder e os meninos do 1º e 2º ano, nos terem apresentado o seu blogue (na barra lateral, em amigos mais próximos "Crescer a aprender") foi agora a vez da professora Helena e os meninos finalistas do 4º ano, partilharem o seu, com o nome "Novos Horizontes" (também já linkado na mesma barra).
Aqui está mais um bom exemplo de contágio pela tecnologia ;-)
Partilhar o que fazemos ajuda-nos a crescer e ajuda quem nos visita a saber o que se faz, como se faz e porque se faz!
Parabéns!

Heróis também a adivinhar...

Acertamos todas as adivinhas que aparecem no Guia dos Heróis da Fruta, mas depois achamos que faltavam lá algumas...
Então inventamos adivinhas para alguns frutos que não estavam lá!
Para isso tivemos que pensar bem nas suas caraterísticas e depois construir frases:


Sou redonda e tenho sumo
E também tenho pevides,
Sou toda cor de laranja,
Sou uma fruta, que fruta sou?
Sou parecida com a lua
E sou toda amarelinha
Sou macia para comer
Sou uma fruta, que fruta sou?
Posso ser verde, amarela ou castanha,
E posso ser mole ou dura,
Sou parecida com uma lâmpada
Sou uma fruta, que fruta sou?
Por fora sou castanhinho
E tenho muitos pelinhos
Por dentro sou verde, com pintas pretas,
Sou uma fruta, que fruta sou?
Nada mal, não acham?

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos