Pinturas... magnéticas!

Ainda às voltas com os ímanes e as descobertas que vamos fazendo com eles...
Mais uma ideia "maluca" da nossa educadora, que se lembrou de fazer pintura com ímanes! Para isso, criou um "estrominé" um pouco esquisito e até desequilibrado, mas que serviu para o efeito pretendido: fazer uma pintura onde objetos metálicos movidos pela força do íman espalhavam as tintas e faziam efeitos na folha de papel.
Não foi muito fácil, tivemos que encontrar estratégias para resolver problemas que iam aparecendo durante a experiência, mas foi interessante, instrutivo e até divertido! 
Ficamos fascinados com as misturas de cores e as novas que iam surgindo.
Ora espreitem lá estes dois pequenos vídeos que a Cindy gravou:
E os resultados valeram a pena:
Fantásticos, não acham?

Comentários

  1. Bem Juca és surpreendente com as tuas ideias nada malucas e bem artísticas. Os teus meninos fazem trabalhos simples mas "repletos deles próprios" e consegues aliar ciência, divertimento e descoberta de uma forma única...parabéns a todos
    Não querendo ser "copiona" tenho de "engendrar um esquema" para experimentar com o meu grupo estas fantasias. Parabéns e mais uma vez obrigada pelas tuas partilhas enriquecedoras
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Gabriela,

    Ainda bem que gostaste das nossas pinturas "malucas" mas verdadeiramente científicas!

    Fiz a base com dois pedaços de esferovite e o tampo com um plástico rígido (mas também pode ser em cartão.

    Depois basta colocar a folha e deixar cair uns pinguinhos de tinta. Coloicar objetos metálicos (clipes, alfinetes, pionaises, caricas, pregos, parafusos, o que se quiser) e um íman forte por baixo..., e a magia acontece!

    Experimentem, verão que vão gostar!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  3. Também gostei! Ficaram muito coloridas e criativas!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Muito divertido e cientificamente sustentado!Achei o máximo! Vou guardar a ideia. É esta a minha praia! Criatividade! É mágico! Obrigada Juca! És genial e promoves momentos únicos com esse pessoal bué da fixe!Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
  5. Uma otima experiência para fazer dando continuidade à mistura de cores que fizémos baseada na estória "O pequeno azul e o pequeno amarelo" só que desta vez com um suporte teórico cientifico diferente...
    Sempre partilhas interessantes e fixes!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.