Quando... (vale a pena pensar nisto)

Apenas brincando...

Quando me virem a montar blocos,
A construir casas, prédios, cidades,
Não digam que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender sobre o equilíbrio e as formas.
Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquiteto.

Quando me virem a fantasiar,
A fazer comidinha, a cuidar das bonecas,
Não pensem que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a cuidar de mim e dos outros.
Um dia, posso vir a ser mãe ou pai.

Quando me virem coberto de tinta,
Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro,
Não digam que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a expressar-me e a criar.
Um dia, posso vir a ser artista ou inventor.

Quando me virem sentado,
A ler para uma plateia imaginária,
Não riam e achem que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a comunicar e a interpretar.
Um dia, posso vir a ser professor ou ator.

Quando me virem à procura de insetos no mato,
Ou a encher os meus bolsos com bugigangas,
Não achem que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a prestar atenção e a explorar.
Um dia, posso vir a ser cientista.

Quando me virem mergulhado num puzzle,
Ou nalgum jogo da escola,
Não pensem que perco tempo a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a resolver problemas e a concentrar-me.
Um dia posso vir a ser empresário.

Quando me virem a cozinhar e a provar comida,
Não achem, porque estou a gostar, 
Que eu estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a seguir instruções e a descobrir diferenças.
Um dia, posso vir a ser um Chef.

Quando me virem a pular, a saltar, 
a correr e a movimentar-me,
Não digam que estou só a brincar...
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender como funciona o meu corpo.
Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta.

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei,
Não me entendam mal,
Porque a brincar, estou a aprender,
A aprender a trabalhar com prazer e eficiência,
Estou a preparar-me para o futuro,
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.
(Anita Wadley)

E nós acrescentaríamos, assim a brincar...

Quando eu chegar a casa com areia
Na cabeça, na roupa ou nos sapatos,
Porque estive a brincar no parque,
Não me digam que isso não é bom...
Porque brincar no parque, com os amigos,
Subir, descer, escorregar, escalar,
Conversar, negociar, resolver conflitos,
É brincar e aprender,
Ajuda-me a crescer e a preparar-me
Para um dia ser... um adulto feliz!

;-)



Comentários

  1. Verdade!
    É o que os meus meninos mais gostam no JI. Sortudos, não tiveram que esperar como os fixes.
    Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  2. Olá de facto este poema é muito bonito e muito sábio....Intitula-se « Apenas brincando» e é de Anita Wadley, uma educadora Norte-americana.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.