"Pizzeiros" por um dia...

E uns pizzeiros bem fixes... 
Começamos por fazer a massa, adaptando uma receita dos amigos "Galegos Encarnados" da educadora Leonor (substituindo o óleo alimentar por óleo de bebé... ficou cheirosa e suave :-)
Com a massa, fizemos a base da nossa pizza e a imaginação fez o resto... acrescentamos tudo o que nos veio à ideia: molho de tomate, queijo, pimento, chouriço, ananás, fiambre, cogumelos, azeitonas, milho e até polvilhámos com orégãos (tudo a fazer de conta, é claro).

- Ora agora tenho 4 convidados em casa, como a vou repartir?
- Tens que partir a pizza em 4 fatias...
E logo vários candidatos a ajudar se perfilaram... mas havia regras a cumprir: 
Vamos partir a pizza em pedaços iguais, para todos comerem a mesma quantidade.

Começamos por tentativa e erro, porque o caminho faz-se andando e isto de aprender frações matemáticas com 4 e 5 anos exige muita atenção e empenho!
1ª tentativa: 4 fatias, mas não todas iguais!
2ª tentativa: partiu-se ao meio e deu 2 fatias... 
Depois uma das 2 metades partiu-se a meio também: 3 fatias
 Finalmente, a segunda metade, partida a meio, fez as 4 fatias necessárias!
E todas do mesmo tamanho!

Mas como não pudemos colaborar todos nesta parte, dividimos a massa em 17 bocadinhos, um para cada um (a professora ajudou, porque essa divisão é ainda muito complicada para nós...)
Então cada um moldou a sua massa, fez a base da sua pizza e depois decidiu em quantas fatias a iria dividir... houve soluções variadas: 2, 4, 5, 6 e até 9 fatias! 
E muitos de nós até nomearam quem as iria comer: a mãe, o pai, o mano...
No final registamos a atividade (de tal forma estamos habituados a fazê-lo, que já nem é preciso dizer nada...) com a receita e a solução encontrada para problema de cada um:
Isto é que foi trabalhar matemática a brincar, hem?

Comentários

  1. Muito bem ... esta tua atividade foi bem pedagógica :) Não me ocorreu trabalhar a matemática e com óleo de bebé deve ter ficado bem mais cheirosa e agradável! Amei! E adoro os vossos registos ...

    ResponderEliminar
  2. São sempre ideias diferentes...originais e que não ocorrem a qualquer um... parabéns mais uma vez...
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.