Pontilhismo

Hoje trocaram-nos as voltas ;-( 
Acontece... tínhamos planeado uma coisa muito gira (que não vamos agora revelar, porque vai ser surpresa mais tarde) mas não pôde acontecer, ficou adiada.
Tivemos que ter paciência... e substituímos por outra coisa igualmente fixe!

Foi-nos apresentado o pontilhismo, uma técnica de pintura criada por Georges Seurat, um pintor francês:
Depois desta primeira abordagem passamos à prática; todos quiseram utilizar como base uma folha desenhada a lápis (por cada um). Foi isso mesmo o que fizemos, procurando desenhar elementos grandes que fossem mais facilmente preenchidos por pontos:



De seguida começamos a exercitar o pontilhismo propriamente dito, em pequenos grupos de 3 elementos, uma vez que o autor desta técnica (Georges Seurat) começou por usar apenas cores primárias; claro que tivemos primeiro de pensar quais eram ;-) mas depressa descobrimos!

E aqui estamos nós, em pleno processo de criação... usando tintas, cotonetes, borrachas dos lápis, palitos de churrasco e palhinhas:














Todos se mostraram muito agradados com o desenrolar do processo, tendo referido isso mesmo no preenchimento do diário de grupo. Quanto aos produtos... aqui estão eles:
Como se pode observar, ao longo do processo novas cores começaram a surgir... tal como o autor pretendia! Não está nada mal para uma primeira experiência, não acham?
Mas um dia destes vamos ganhar coragem e fazer pontilhismo sem rede... ou seja, sem desenho prévio!

Comentários

  1. Gostei! E olha que o resultado final foi mesmo muito bom! Nota 20!

    ResponderEliminar
  2. Lindos.... Adorei.. Já conhecia o pontilhismo mas a verdade é que nunca apliquei esta técnica com as crianças... Depois de ver os vossos trabalhos, acho que vou sugerir aos meus alunos que experimentemos...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso, meninos! 5 estrelas! Nós por aqui também vamos experimentar...em breve!
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.