Colagens matemáticas e não só ;-)

E, quase sem darmos por ele, o tempo passa... está quase a terminar este ano e temos 10 finalistas na Sala Fixe!
Parece que ainda no outro dia aqui chegaram e já lá vão 3 anos... agora, prestes a dar as despedidas, começamos a preparar esse tempo especial que é o final de um ano letivo. 
E há tanto o que fazer! 
Por isso não podemos perder tempo... enquanto uns preenchem o seu livro de finalista (trabalho que é feito individualmente com a professora), outros tratam de terminar capas e cartolas com a ajuda da Lídia e outros ainda distribuem-se pelas áreas de atividade da sala, brincando e/ou trabalhando! 
E porque nestas idades, essas duas atividades podem (e devem) confundir-se, não resisto a partilhar aqui um texto que encontrei, da autoria de Fátima Poucochinho, psicóloga infanto-juvenil:

"Gosto sempre muito de usar a analogia das "escadinhas" para descrever a evolução da construção do EU da criança... 
Elas têm de passar por todos os degraus, para que essa construção seja feita de uma forma saudável e securizante... caso assim não aconteça, a criança vai ficar, na sua evolução, com um vazio, uma falha, que pode ter repercussões sérias, mais tarde, a nível da sua construção pessoal, social e emocional.
O brincar tem um papel fundamental nesta evolução, nesta subida de "escadinhas". 
Para cada idade há diferentes etapas que a criança tem de ultrapassar, vivenciar para conseguir avançar nas suas "escadinhas". O brincar é a linguagem universal da criança e, sem dúvida, é através dele (do brincar) que podemos ajudar os nossos filhos nesse processo, que nem sempre é fácil e que "acode" pelo nome de CRESCER!"


Ora hoje, nesse tempo de atividade livre, a proposta foi fazer colagens matemáticas ;-)
E que bem que elas ficaram, com a utilização de materiais diversos à escolha de cada um! 
Entretanto, o Rafael entusiasmou-se e decidiu representar no seu desenho a atividade de orientação adaptada que fizemos ontem:
Cá estão os meninos, de mapa na mão, a encontrarem a baliza nº 10 (com furador e tudo) e as placas com as cores e os símbolos para encontrar o código certo.

Ora digam lá então se o BRINCAR e o CRESCER não andam mesmo juntinhos !?!?
;-)

Comentários

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.