Revelando as aprendizagens!

Em tempo de Colónia Balnear, as aprendizagens começam mesmo antes de chegar ao jardim de infância:

- Em casa, quando colocamos o protetor solar, aprendemos que o sol é amigo mas pode fazer-nos mal, se o apanharmos em excesso. Por isso necessitamos proteger-nos, usando um creme próprio. Estamos a trabalhar a Educação para a Saúde - comportamentos preventivos.

- Depois de chegarmos ao jardim, vamos fazer xixi antes da partida :-) aprendemos regras de higiene, pois na praia não podemos fazê-lo em qualquer lugar!

- Colocamos o boné com o nome da nossa escola e aprendemos que, para além da pele, também devemos proteger a nossa cabeça do sol, se bem que os bonés também funcionam como "identificadores": onde estiverem muitas cabecitas verde-alface, aí está Vila Franca!

- Fazemos a viagem de autocarro: cada um coloca a sua mochila na bagageira, aprendendo a ser responsável e a cuidar dos seus pertences; sobe para o autocarro, aprendendo a respeitar a vez de cada um, senta-se ao lado do seu padrinho/afilhado(a) (é sempre bom ter uma mão amiga a nosso lado) e coloca o cinto, aprendendo a importância da prevenção e da segurança em viagem.

- Chegados à praia, saímos do autocarro, retiramos a nossa mochila da bagageira e lá vamos nós para o local do costume, de mão dada com o nosso padrinho/afilhado(a); aí colocamos a nossa mochila, chinelos logo em cima e tiramos a roupa, que colocamos sobre os chinelos. Aprendemos a importância de manter as coisas organizadas (para que tudo funcione bem para todos) para além de desenvolvermos a autonomia/independência pessoal (no vestir/despir) e a responsabilidade.

- Brincando com materiais da natureza aprendemos a partilhar... os brinquedos, as atenções, os carinhos! E construindo castelos de areia aprendemos algumas regras básicas da física ;-) 
Por exemplo que as pontes, mesmo que os engenheiros se esforcem... se não estiverem bem construídas, podem cair! 

- E recordamos tradições, como os cestos floridos de Vila Franca, que aqui assumiram uma nova versão: em areia! O bordador do lado direito e as mordomas do lado esquerdo ;-) assim trabalhamos a área do conhecimento do mundo!
- E olhando com muita atenção, observamos e comentamos:
- O mar é azul, mas a água não tem cor!
- Deve ser por causa do céu!

- As algas são de muitas cores...
- Os caramujos também!

- A água está fria...
- Mas só custa a entrar, depois fica logo quente!

- Que as pedras e rochas são perigosas, pois escorregam e podemos cair!
- É por causa das algas, que são muito escorregadias...

- Nos óculos da professora aparecem duas Marianas, mas só há uma!
- Ainda bem... senão havia mais outra voz fininha ;-)

- E tomamos banho de mar, com cuidado e atenção, porque as ondas podem ser perigosas. Ficamos todos molhados e divertidos, regressamos sem sujar as mãos de areia, porque vai ser hora de lanchar... quase nem deixamos secar as mãozitas, estamos cheios de fome!

- Deitamos o lixo dos lanches no sítio certo, porque não devemos sujar a praia que é de todos e assim vamo-nos tornando cidadãos responsáveis!

- Trocamos o fato de banho molhado, guardamo-lo num saquinho para não molhar/sujar nada na mochila, vestimos a t-shirt se estiver muito calor e guardamos a toalha no mesmo lugar.

- Na hora de arrumar guardamos os brinquedos, agrupando-os: baldes grandes, médios e pequenos para um lado, pás, ancinhos e peneiras para outro! Engraçado como até na praia se pode aprender matemática!

- Vestimo-nos, calçamo-nos, pegamos na mochila e estamos prontos para o regresso, depois de uma manhã cheia de brincadeiras e aprendizagens!

E assim, apenas brincando, vamos construindo o mundo dentro das nossas cabeças!

Comentários