Brincar com as palavras

Também o tempo de recreio pode ser tempo educativo!
É o caso, quando brincamos com as palavras, repetimos as lengalengas que aprendemos e inventamos outras novas!
Foi o que aconteceu com esta, "Pelo muro acima"...
Pelo muro acima
Vai uma formiga
Com uma mão na testa
Outra na barriga
Pelo muro abaixo
Vai um escaravelho
Com uma mão na testa
Outra no joelho!

Também podemos cantar esta lengalenga e assim passa a ser uma canção! 
Aqui está ela, cantada pela amiga Alda, do blogue "O resto são cantigas":



E a brincar continuamos, introduzindo na lengalenga novos animais, cujos nomes também rimassem com partes do corpo:

leão ou cão ou saltitão - mão
camelo - cabelo ou cotovelo
joaninha - perninha
perdiz - nariz
piolho - olho
jacaré - pé


Assim, a brincar com a língua, desenvolvemos a consciência linguística (que é a capacidade da criança pensar sobre as propriedades formais da língua) nomeadamente, neste caso, a sensibilidade à consciência dos sons, que se enquadra no âmbito da consciência fonológica.

"Os jogos de linguagem (e de análise da língua) são óptimas estratégias para potenciar o desenvolvimento da linguagem em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas, as rimas infantis e os contos rimados desempenham um papel de relevo". (Viana, F. L., 2006)
Nota da autora: Por Consciência Fonológica referimo-nos à capacidade para focar a atenção e manipular as unidades do sistema fonológico - sílabas e unidades intra-silábicas.


Comentários