E hoje começamos...

... uma coisa muito importante, um instrumento de regulação do nosso comportamento, que nos ajuda a perceber o que devemos e o que não devemos fazer, quais as coisas boas e quais as coisas más e o que pode cada um fazer para que tudo corra bem na Sala Fixe! Já sabem o que é?
É isso mesmo, o nosso Quadro das Luzinhas no Coração:
Contém todas as medalhas das luzinhas (acesas e apagadas) que construímos na Área dos Projetos, com reutilização de cápsulas de café (obrigada prof. Helena e Lídia, por nos terem arranjado todas as necessárias). Foi assim, lembram-se?
Tivemos que escolher as cores, martelar (com ajuda dos adultos), recortar cartolina em forma de coração, colar, escolher fitas, cortar e prender tudo com cola quente (foi a Lídia que deu uma mãozinha), fazendo duas medalhas para cada um: a da luzinha do coração acesa (que é a mais clara) e a apagada (que é preta). Ufa, foi uma trabalheira!
Mas valeu a pena...
Hoje foi o primeiro dia em que, no final da tarde, paramos para pensar, refletimos e avaliamos o nosso comportamento e desempenho... e o quadro ficou assim:
Não é muito difícil, já que temos o Quadro de Regras que nos ajuda a recordar o que são coisas boas (as que mantém acesa a luzinha do coração) e coisas más (as que a apagam). 
E em cada dia, cada um de nós dirá que medalha acha que merece; os amigos, se discordarem, terão que argumentar porquê, tal como aconteceu já hoje...

Ainda preparamos e levamos para casa nos vai-vens uns recadinhos especiais para os pais!
Luzinhas brilhantes para pais especiais on PhotoPeach

Dos pais esperamos apoio e acompanhamento em todo este processo, ajudando-nos assim a crescer na capacidade de auto-regular o nosso comportamento, para termos todos os dias a nossa luzinha do coração bem brilhante e quentinha!

Em casa, como na sala fixe, também podem registar todos os dias como estiveram as luzinhas dos nossos corações (no final de cada mês, a informação da sala irá a casa e, se vocês assim quiserem, a de casa pode vir para a sala, para depois ficar tudo bem guardado nos nossos portefólios - são verdadeiras evidências de como estamos a crescer!)

Eis o panfleto enviado para casa, se quiserem imprimir mais...
  <

Comentários

  1. Juca como é que consegues ter ideias tão fixes? Simples, importantes para a formação deles, otimas para a interação ji/familia... Mais uma vez parabéns pelo teu trabalho e obrigada pelas tuas partilhas. bjs
    Gabriela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.