Estamos "nas nuvens"... ;-)

Foi uma semana cheia de nuvens e de chuva, lá isso é verdade! Mas não é essa a razão do título desta postagem ;-)
É porque, quando fazemos anos, ficamos um bocadinho nas nuvens... 
Por isso decidimos pendurar-nos em balões (tantos balões quantos os anos que completamos) e subir até às nuvens! 
Para já só a Maria e o André M. é que já estão pendurados, porque quem ainda não fez anos, ainda não conseguiu agarrar os seus balões e para já tem os pézinhos bem assentes no chão...


Este é, pois, o nosso Quadro de Aniversários deste ano... tivemos mesmo que tratar deste assunto, pois já dois meninos fizeram anos e era preciso saber quando fará o próximo!

Este quadro serve também para nos situarmos relativamente às 4 estações do ano, pois está dividido em quatro partes. Através deste instrumento já exploramos diversos conceitos importantes e trabalhamos algumas habilidades motoras: 
  • Pensar como costuma estar o tempo em cada estação do ano (e decorar de acordo o céu, as nuvens e o resto do cenário, o que ainda não fizemos no caso do Outono, pois o tempo não chega para tudo. As outras estações completaremos quando lá chegarmos)
  • Observar em que estação do ano há mais meninos a fazer anos; quantos são; qual a estação a seguir; qual aquela em que ninguém faz anos...(sim, há mesmo uma!)
  • Contar quantos anos faz cada um, pelos balões que cada um tem; as suas cores...
  • Contornar um molde e recortamos todos os nossos balões (à exceção dos mais pequeninos, que precisaram de uma ajudinha...)
  • Contar 1, 2, 3, 4, 5 ou mesmo 6; os meninos mais crescidos ainda escreveram todos esses algarismos nos seus balões!
  • Recordar (ou conhecer) a nossa data de nascimento: o dia, o mês e o ano em que nascemos, um dado pessoal muito importante!
Enfim, já deu e vai continuar a dar "pano para mangas"... porque é um instrumento em desenvolvimento e irá continuar a ser enriquecido com as propostas que forem surgindo (a próxima é colar folhinhas secas na estação do outono, mas com esta chuva ainda não o pudemos fazer).

"Os instrumentos de gestão do quotidiano, tais como o quadro de presenças, do tempo, dos aniversários ou o diário são, antes de mais, uma manifestação de uma imagem de criança ativa, competente, com direitos, que pode participar na construção, utilização e análise dos meios de regulação social, interpessoal e intrapessoal no âmbito do grupo

Oliveira-Formosinho & Andrade, 2011)

Foi sendo construído durante o tempo de atividades e projetos, ao longo desta semana... e em grande parte através de trabalho autónomo, ora vejam:

Ficamos nas nuvens... quando fazemos anos! on PhotoPeach 

E foi tão divertido tirar estas fotos malucas, todos bem esticadinhos... 
quase tocávamos mesmo nas nuvens!

Comentários

  1. Literalmente nas nuvens. Parabéns fixes...estão concentradissimos nas vossas tarefas, e foram muito autónomos. Gostei muito da ideia.

    ResponderEliminar
  2. Amei! Para o ano faço este!
    Beijinhos e boas festas de aniversários!
    Leonor

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.