Heróis da Fruta (HF) 1º dia de intervenção

Começamos a manhã falando do dia especial que se comemora hoje, um dia importante, o Dia Mundial da Alimentação: trocamos ideias sobre o que é a alimentação, para que serve; o que são alimentos e que alimentos conhecemos; se são iguais ou diferentes... e porque é que o dia é mundial, porque se festeja em todo o mundo!
Observamos muitas imagens de alimentos diferentes e conseguimos identificar e nomear quase todos!

Depois fizemos uma atividade prática: fomos conhecer os alimentos com os nossos sentidos.
Primeiro a visão:
Observamos frutos diversos (maçã. banana, pêra, pêssego, kiwi, laranja e também feijoa, que o M.B. trouxe). Com os nossos olhos (órgãos do sentido da visão) reparamos:
  • Nas suas cores
  • Nas suas formas e feitios
  • Nos seus tamanhos
Mas... e se não tivéssemos o sentido da visão? 
Se tapássemos os olhinhos, será que conseguíamos reconhecer quais eram os frutos?
Fomos então experimentar identificar os frutos com outros sentidos: com o nariz (órgão do sentido do olfato) e com a pele (órgão do sentido do tato)... mas com os olhos vendados!

Experiências com sentido(s) on PhotoPeach 

Sentimos nas nossas mãos, cheiramos e identificamos os frutos na mesma... sem ver!
Já ficou combinado: amanhã vamos identificar os mesmos frutos mas com outro sentido dos 5 que temos e que hoje não usamos. Sabem qual é?

Logo de seguida lanchamos e como (quase) todos trouxeram fruta, (quase) todos pintaram a sua estrelinha no Quadro de Mérito dos HF, um processo algo complexo para os mais novos (situar o seu nome e pintar a estrela referente ao dia de hoje, quarta-feira), mas também foi só a primeira vez...
Papás, quem não trouxe frutinha hoje (e foi só 1, mas não vamos dizer o nome) ficou muito triste... a ver se amanhã já traz, para poder pintar também a sua estrelinha e ficar contente!

Comentários