I Assembleia de Escola

No nosso Plano Anual de Atividades (PAA) deste ano, estão elencadas várias atividades, entre as quais as Assembleias de Escola. 
Neste Dia Mundial da Alimentação estava marcada uma, a primeira deste ano e demos cumprimento ao planeado... foi ao final da manhã que nos reunimos na sala de TIC, sob a presidência da nova Mesa da Assembleia.
Mas hoje tivemos um contratempo: a nossa presidente, a A., teve uma consulta e teve que ser substituída pela vice-presidente, a L. (5 anos) que ficou um bocadinho nervosa... mas soube dar conta do recado!
A nossa notícia era sobre o lagartário e os 3 processos de metamorfose de lagartas em borboletas que continuam a decorrer na sala.
Todos os restantes presidentes fizeram também as suas intervenções, dando conta das suas novidades, muito bem moderados pelo nosso novo Presidente de Assembleia.
Foi assim:

I Assembleia de Escola 2013-2014 on PhotoPeach 

No final aprovamos por votação uma proposta importante para o bom funcionamento deste importante órgão: serão incluídos em ata, a partir da próxima Assembleia de Escola, os nomes dos meninos e meninas (os mais crescidos e já habituados à dinâmica das Assembleias) que perturbem o seu desenrolar, comportando-se de forma desadequada.

"A pedagogia da participação centra-se nos atores que constroem o conhecimento, para que participem progressivamente através do processo educativo, da(s)cultura(s) que os constituem como seres histórico-culturais (...) realiza uma dialogia constante entre a intencionalidade conhecida para o ato educativo e a sua prossecução no contexto com os atores, porque estes são pensados como ativos, competentes e com direito a co-definir o itinerário do projeto de apropriação da cultura que chamamos educação"(Oliveira-Formosinho, Kishimoto, Pinazza & cols., 2007)

Porque é assim, de uma forma democrática, participativa e responsável, que estamos a crescer como cidadãos,  futuros decisores deste país!

Comentários

  1. Gostei muito, mesmo muito! A educação para a cidadania,é muito importante para todos os atores do processo, conforme refere a citação que transcreves.
    Para quem está de fora, percebe que estão a crescer democraticamente.
    Parabéns...estiveram fantásticos.
    Beijinhos Triquiteiros
    Rosa Maria

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Parabéns colega pela forma como os pequeninos ensinam os grandes deste país!
    Mais uma postagem de grandes ensinamentos e partilha generosa, que é desde já sua característica pessoal.

    Obrigada
    Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.