Daqui e dali... o dia de hoje foi assim.

Tal como ficou prometido na altura em que vimos a história "Borrões de Tintas" (quando alguns de nós notaram semelhanças entre o final dessa história e a velhinha história da Maria Castanha), hoje revimos e/ou conhecemos "A História da Maria Castanha" através de um video no Youtube:


Alguns ainda se recordavam de grande parte, e até do modo como se faziam os cartuchos de jornal... pensamos em fazer uns para guardar as nossas castanhas no dia do Magusto, mas abandonamos a ideia: - porque se rasgam, porque o papel é muito fininho, porque se desmontam...

Então pensamos em alternativas amigas do ambiente, ou seja, reutilizando materiais. Logo nos lembramos dos pacotes tetrapak (de litro, do leite, por exemplo) como no ano passado. Mas também era giro experimentar uma ideia diferente! 

Desta vez foi a professora que sugeriu reutilizarmos garrafas pet e levamos um recadinho para casa a pedir uma. Mas tem que ser mesmo pet, as de água ou de outras bebidas não servem ... e já sabemos que as pet são as que têm no fundo uma coisa que parece uma flor...
Se não tiverem nenhuma em casa, não é preciso comprarem, tragam um pacote de leite de litro, aberto e lavado, que dá para fazermos na mesma... afinal, não tem que ficar tudo igual!

E já começamos a pôr mãos à obra, não é tão fácil como parecia! Aqui fica uma espreitadela...
Prender o fio à bolsinha exige persistência...
 o nó ainda não é muito fácil de fazer, nem para os maiores!
Os recortes também vão sendo uma conquista, 
principalmente para os mais pequenos que começam agora a manipular a tesoura...

E o que é certo é que têm gostado de o fazer... a tesoura tem sido companhia de muitos dos mais pequenos nestes dias! Hoje até o foi na área da modelagem... então, porque não cortar plasticina? É macia, não oferece resistência e ajuda a conseguir a preensão adequada:

Entretanto, o jogo de ontem destinado aos meninos grandes, continuou a estar em alta no dia de hoje; foram vários os candidatos, mas sempre só um de cada vez... e surgiram construções muito interessantes daquelas que, no final, originam comentários orgulhosos como este: - Demorou muito tempo, foi muito difícil e até gastei as peças todas!

Ainda brincamos um bocadinho com a lengalenga da castanha e recordamos a canção das castanhinhas, mas hoje já não houve tempo para muito mais...


Comentários

  1. E foi bastante... tão empenhados e organizados esses meninos...
    beijos para todos...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lúcia, para ti e para os teus meninos beijinhos fixes ;-)

    ResponderEliminar
  3. Mas que grande dia, um dia em cheio!

    ResponderEliminar
  4. Mas que bem. Continuam muito atarefados. Vão ter uns "cartuchos" muito FIXES para as castanhas.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.