Diz que é uma espécie de...

... digitinta limpinha?
Talvez, pelo menos foi isso o que nós achamos: 
Trabalha-se com os dedos, misturam-se as tintas... mas ninguém/nada se suja!
O segredo está no uso de sacos com ziplock, que permitem fazer as misturas que quisermos, com toda a diversão e muito menos confusão... são os chamados sensory bags (sacos sensoriais).

Então cada um de nós escolheu duas cores para misturar dentro do seu saco (podiam ser primárias ou secundárias. Vários ainda se lembravam quais eram, inclusivamente o magenta e mobilizaram esse conhecimento nesta situação); escreveram-se os nomes dessas cores por fora do mesmo, juntamente com a previsão do que iria acontecer quando se misturassem. 
Por exemplo, o Miguel P. disse que queria misturar amarelo + vermelho e que o resultado iria ser cor de laranja, mas havia alguns que ainda não sabiam o que iria acontecer e tiveram que experimentar para ficar a conhecer a resposta. Outros só confirmaram as suas previsões...

Foi assim:


Foi muito divertido e ainda descobrimos como a pressão dos dedinhos fazia com que as cores se misturassem e observamos/identificamos os tons/cores diferentes que iam aparecendo à medida que mexíamos; 
Descobrimos também que podíamos desenhar e escrever sobre aquela superfície lisa e colorida;
Por fim, ainda acrescentámos uns pózinhos de perlimpimpim coloridos (purpurinas) para dar um brilho um pouco natalício...
Porque afinal de contas isto tem muito mais piada se for um bocadinho mágico!

Comentários

  1. Adorei a ideia e como tinha planificado digitinta para segunda feira vou "roubar" a tua ideia e experimentar esta versão!Obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da ideia. A brincar com material de desenvolvimento sensorial estão não só a educar os sentidos, como a desenvolver muitas competências de acordo com as OCEPE. Parabéns.
    Beijinhos Triquiteiros.

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Acho que também vamos experimentar!
    Beijinhos do Brincaraqui

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.