A criatividade em ação

Quando se dá oportunidade, as crianças são criativas... já dizia Pablo Picasso:

E cá pela Sala Fixe a criatividade tem andado em alta... senão vejam alguns exemplos:

Atrás dos biscoitos-bonecos de gengibre, vieram os biscoitos de areia cinética, criados pelo André M... e parece que estavam igualmente saborosos ;-)

A Leonor desenhou um chapéu de Pai Natal no quadro preto... estava tão bem desenhado 
- Só não tinha giz vermelho! 
e mesmo assim à medida, que ela resolveu vesti-lo para a foto ;-) 

O material de desperdício continua a ser uma grande fonte de inspiração... hoje deu azo a grandes cozinhados, feitos pelo Miguel P. e pela Ariana, daqueles de ir mesmo ao forno e tudo (o forno era debaixo da mesa). E o Miguel ainda arranjou umas unhas novas!

Como a professora só tem duas mãos (- não é um polvo, senão tinha 8 braços) por vezes há que esperar um bocadinho quando pedimos para podermos ser ajudados a fazer alguma coisa... era tão bom se fosse uma professora com super-poderes, como desenhou a Anita:

E por falar em desenhos, o Miguel P. inventou uma nova forma de os colorir: usando um padrão. Ele gosta muito de amarelo e  de vermelho e não se conseguia decidir qual cor usar. Então usou as duas, fazendo um padrão de riscas com as duas cores alternadas... várias vezes, em diversas produções!

Ainda sobre padrões, quem disse que a matemática não se pode trabalhar na área da pintura? Foi o que fez a Anita nesta sua produção: 
- Olha, Juca, um padrão!

O que dizer também do foguetão da Leonor, prestes a descolar, pois até tem a contagem decrescente lá escrita e tudo... foi criado na área dos projetos, com reaproveitamento de materais diversos e plena autonomia...

Enfim, muito mais haveria a mostrar... mas a professora não consegue, por mais que tente, registar tudo aquilo que vamos fazendo. Terminamos com a cereja no topo do bolo, que o Miguel P. ontem trouxe de sua casa para partilhar com o grupo. Como a criatividade é contagiosa, esta foi uma produção familiar, onde o Miguel contou com a colaboração da mãe: - Mas as ideias foram minhas! 
E assim construiu uma guitarra: 
- Usei uma garrafa de amaciador, um pacote de pintarolas, fios, um pauzinho de chupa-chupa para segurar os fios e fita cola. Depois pus papel autocolante!
Pelo terceiro ano na Sala Fixe, o nosso Miguel tem uns  4 anos e 9 meses cheios de imaginação e criatividade!

E é mesmo como dizia Albert Camus:
"A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e de lucidez"


Comentários

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.