Avaliar e auto avaliar-se

Avaliar é uma coisa que fazemos todos os dias na nossa sala... tanto a professora, como nós próprios, embora de formas diferentes:
  • A professora observa, escuta, fotografa, grava e filma, registando aquilo que vamos fazendo / dizendo, bem como as nossas interações (com os outros e com os espaços e materiais) com o objetivo de monitorizar o nosso desenvolvimento, estar atenta às nossas necessidades e interesses e procurar ampliá-los, para nos ajudar a construir conhecimento de forma significativa e essencialmente lúdica, motivados pela curiosidade e pela vontade de descobrir coisas novas.
  • Pela nossa parte, cada um avalia o seu comportamento e desempenho todos os dias, e recebe o feedback do grupo ao preencher o Diário de Grupo (registando O que fizemos/ O que gostamos/ O que não gostamos/ O que queremos fazer) e também o Quadro das Luzinhas do Coração.
  • No final de cada período a nossa educadora elabora um registo de avaliação descritivo, onde inclui aquilo que somos capazes de fazer e como evoluímos, sem esconder alguma dificuldade...
  • No início do período seguinte, cada um de nós faz o seu registo de auto avaliação, de forma diferenciada conforme a idade e a capacidade.
  • Todos juntos, nós e a professora, compilamos evidências do nosso desenvolvimento no Portefólio de cada um. O Portefólio é uma técnica de avaliação alternativa utilizada em processos de avaliação contínua, de grande utilidade para a avaliação qualitativa. Consiste, essencialmente, numa coleção intencional das evidências do desenvolvimento da criança no decorrer do ano letivo, ou seja, todos os pequenos e grandes passos percorridos ao longo da sua trajetória da aprendizagem. 

É, afinal, “uma forma única, pessoal e intransmissível de documentar fielmente o processo educativo de cada criança, através de uma compilação organizada de informação relevante sobre o que esta faz e como o faz, bem como o que daí resulta em termos do seu desenvolvimento.” (Sousa, M. J., 2008)
Tal como referem as Orientações Curriculares para a Educação Pré escolar (OCEPE)"Avaliar o processo e os efeitos implica tomar consciência da ação para adequar o processo educativo às necessidades das crianças do grupo e à sua evolução" e foi a isso mesmo que dedicamos algum tempo esta semana... estivemos a auto avaliar-nos!

Desta vez os meninos mais crescidos fizeram a sua auto avaliação de uma forma diferente, inspirada numa ideia que a nossa professora viu aqui e que achou muito interessante: primeiro definimos os parâmetros pelos quais seríamos avaliados, depois de pensarmos no que é importante aprender no jardim de infância. E ficou assim a nossa ficha de auto-avaliação:

Quanto aos meninos mais pequenos, preencheram com um código de cores (que escolheram, selecionando as três preferidas) uma ficha que a professora preparou para eles, esta aqui:

Eis alguns resultados deste processo, que ainda não conseguimos terminar...
Fazemo-lo porque acreditamos que "a avaliação realizada com as crianças é uma atividade educativa, constituindo também base de avaliação para o educador" tal como referem as OCEPE.

Na próxima quarta-feira, dia 15, pelas 18h, iremos partilhar tudo isto com os nossos pais, numa reunião onde serão também apresentados o Plano Anual de Atividades (PAA) do estabelecimento e o Plano de Trabalho de Turma (PTT) deste grupo de crianças.

Contamos desde já com a presença de todos os pais fixes ;-)

Comentários

  1. Gosto muito. Sou uma grande apologista da avaliação por portefólio como instrumento alternativo, e neste momento também andamos às voltas com a nossa auto-avaliação que é muito parecida com a vossa.Como vocês também acreditamos que "a avaliação realizada com as crianças é uma atividade educativa, constituindo também base de avaliação para o educador". Parabéns pela postagem brilhante, e pelo excelente trabalho.
    Beijinhos Triquiteiros

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