Descobrindo a água

Concordamos com John Dewey, que acreditava que "a Educação não é preparação para a vida, é a própria vida" por isso "a experiência é o modo através do qual se adquire o conhecimento" e tratamos de descobrir a água através da experiência direta.
Começamos pela realizada ontem, acerca dos 3 estados físicos em que podemos encontrar a água. Fomos buscar cada uma das 3 taças de água e observamos os resultados:

  • A água que foi para o radiador desapareceu (a taça estava vazia)
  • A água que foi para o congelador transformou-se em gelo (duro, branco e frio)
  • A água que ficou na sala estava igual (não mudou nada)
  • A água a que adicionamos sal, o sal desapareceu
Chegamos à conclusão, relativamente às mudanças observadas, que:
  • Tal como a água aquecida pelo sol sobe ao céu para formar as nuvens, também a água que estava no calor subiu e desapareceu... mas amanhã vamos experimentar isso para ver o que acontece e assim perceber melhor.
  • Quanto ao gelo, apareceu porque a água ficou muito fria, muito fria e depois ficou gelada e transformou-se em gelo, passando do estado líquido, ao estado sólido.
  • O sal que pusemos na água desapareceu, mas deixou o seu sabor: provamos a água e estava salgada! A cor e o cheio da água não mudaram.
Já a descoberta do gelo deu lugar a grande entusiasmo! 
Todos queriam tocar, mexer, sentir o frio e o molhado, vê-lo derreter e perceber porquê...
E parece que perceberam bastante bem!

Também o processo de dissolução despertou a atenção de todos, mesmo os mais pequeninos, por isso aproveitamos para ampliar a experiência, integrando outras substâncias: o objetivo era "prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes substâncias com água". 

Usamos açúcar, arroz, azeite, sal, areia, café e sumo em pó, água e 7 copos de vidro:
Para cada substância adicionada à água, registamos as nossas conceções prévias, ou seja, fizemos a previsão do que iria acontecer: dissolve-se ou não?
No final observamos e registamos os resultados:
Confrontamos as previsões com as observações e assinalamos com X ou com C.
Ainda tivemos oportunidade de provar a mistura de sal, açúcar e sumo em pó, confirmando que tinham alterado o sabor da água.
Foi um dia repleto de ciência..., que ainda vai continuar a ocupar os fixes esta semana.

Comentários

  1. Olá amigos cientistas. Estamos mesmo em sintonia.Hoje também andamos nas experiências, e um pouco parecidas com as vossas.
    Gostei muito de vos ver a descobrir e a procurar respostas, para os fenómenos do dia a dia, com a água. Continuem.
    Beijinhos Triquiteiros

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