Pinturas geométricas com Mondrian, Kandinsky, Malevitch, Potts e Klee

Iniciamos o dia com 8 fixes... bom,  parece que começamos a aumentar ;-)
Misturando todas as misturas coloridas de ontem, enquanto aguardávamos a chegada de todos os que fugiam do vento e da chuva, fizemos um mar... azul, com ondas, espuma e tudo! E claro, muitas mais bolinhas de sabão!

E hoje olhamos as formas geométricas através de outros olhos... olhos de artista!
Olhos de pintores que se dedicaram a fazer pintura geométrica:
Depois da fase de apreciação, em que observamos com atenção as obras de arte destes autores e identificamos as suas formas e cores preferidas, passamos à fase de execução, em que procuramos reproduzir alguma(s) delas, escolhidas por nós, usando não só a pintura, mas também a reprodução sobre modelo da obra escolhida com lápis de cor, lápis pastel e marcadores, principalmente para os mais pequenitos ;-)

Pinturas geométricas on PhotoPeach 

"As artes plásticas e a música na educação de infância assentam essencialmente em atividades de expressão, fruição, experimentação e descoberta, que constituem pilares sobre os quais as aprendizagens futuras e a personalidade se vão edificar"
 (Brochura "As artes no JI" DGIDC)

Foi uma manhã muito artística... a que se seguiu uma tarde matemática, em torno do Tangram. Primeiro conhecemos a Lenda da sua origem e depois passamos à experimentação:

Terminamos o dia com uma visita de alguns fixes do ano passado (os que não estão doentes!), que vieram partilhar connosco o que fizeram nos seus geoplanos, bem como conversar um bocadinho, ver as novidades e também receber um dos chupa-chupas da Cindy ;-)
Até amanhã!

Comentários

  1. Olá Juca, olá Fixes, as vossas pinturas estão lindas... continuem assim a ser artistas :-)

    Olhando para o vosso post lembrei-me de uma atividade que poderão fazer com as bolinhas de sabão. Fazem as bolas de sabão com tinta ou anilinas coloridas e quando estão muitas bolinhas passam uma folha de papel em cima (tipo digitinta) e ficam com uma impressão muito original... experimentem que é bem divertido.

    Beijocas dos amigos da sala verde do Alto Estanqueiro e da Cristina do blog Espaço Jardim de Infância.

    ResponderEliminar
  2. Ana Cristina, muito obrigada pelo comentário.

    Acredita que o tentamos fazer, mas sem sucesso. Talvez porque usamos corante alimentar, em vez de anilinas ou tintas... mas amanhã vamos tirar isso a limpo!

    Beijinhos fixes para ti e para os teus meninos

    ResponderEliminar
  3. Olá Fixes. Mas que lindos artistas que vocês são. Gostei muito de ver as vossas (re)criações.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.