Em "modo oficina"

Ainda bem que temos por cá mais dois pares de mãos crescidas (as nossas estagiárias Cindy e Marylene) porque os que cá moram não têm chegado para as encomendas... é assim quando estamos em "modo oficina
;-)

E é muito importante que possamos transformar a nossa sala numa oficina sempre que decidimos fazê-lo... porque:

"A construção do conhecimento pela criança necessita de um contexto social e pedagógico que sustente, promova, facilite, celebre a participação, de um contexto que participe na construção da participação"
Oliveira-Formosinho, Kishimoto & Pinazza, 2007

Assim, em tempo de atividades e projetos temos sido verdadeiros artesãos: construímos com as nossas próprias mãos algo que queremos oferecer a alguém muito querido!
Com elevados níveis de envolvimento e empenhamento, levamos a participação ativa muito a sério na Sala Fixe!
Mas ainda não podemos revelar muito, senão estragamos a surpresa...
Só o tempo é que tem sido escasso para tudo o que há a preparar, pois com o bom tempo que tem feito também temos aproveitado para brincar livremente no exterior depois do almoço!
Porque...
"A brincadeira livre necessita de períodos de tempo maiores, de de uma, duas horas ou mais. O Dr. James Christie e o Dr. Francis Wardle mostraram que os períodos de brincadeira menores (menos de 30 minutos) reduzem a complexidade e a maturidade da brincadeira das crianças. Assim, elas abandonam brincadeiras mais sofisticadas (e brincam de forma mais simples) para que a brincadeira caiba em períodos de tempo mais curtos, mas quando fazem isso, a brincadeira livre perde muitos dos seus benefícios."

Nessa altura do dia aproveitamos sempre para ficar fora mais um bocadinho (até porque os fixes que ainda precisam de dormir a sua sestinha têm de ter tempo para acordar e brincar no parque, na relva, no campo de futebol...) e tem sabido tão bem! Por hoje é tudo...

E amanhã não se esqueçam: 
Pelas 14h, contamos com todos os avós disponíveis para nos ajudarem a dar o (re)início à nossa "Horta de Avós e Netos"... mais uma "oficina", desta vez de agricultura ;-)
Devemos levar roupa e calçado adequados para andar na terra, semear e plantar à vontade!

Comentários

  1. Sabes fizemos "isso" no ano passado para o dia do pai.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez estamos em sintonia. Quer na oficina para o dia do pai, quer na "oficina horta". Acreditam que amanhã à mesma hora, também vamos ter um avô a cultivar a horta connosco? É verdade...verdadinha. Depois partilhamos (Fixes e Triquiteiros) a "construção do conhecimento" que fizemos.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar
  3. Não resisto a copiar algumas das tuas traduções e a publicá-las no "Crescer saudável"...elas dizem tanta coisa importante e fundamentada e as minhas "traduções" são muito limitadas. Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.