Ouviste bem coelhinho?

Está tudo preparado para a Páscoa: já percebemos porque razão existe esta comemoração, que tradições envolve e também já terminamos os preparativos que tínhamos decidido fazer. Mas não vamos revelar, ainda vão ter que esperar mais um bocadinho ;-)

Amanhã será mais um dia especial: para além da habitual visita anual do Coelhinho da Páscoa, que patrocina a nossa sempre divertida e animada "Caça aos Ovos de chocolate", iremos sair, logo pela manhã, para visitarmos a Clínica Dentária de Vila Franca, onde iremos realizar o nosso rastreio oral. Depois vamos levar a informação para os pais, para nos ajudarem a fazer o que tiver de ser feito...
Como temos muitos meninos novos no grupo, hoje foi dia de preparar essa atividade, para que não tenham receio nesta sua primeira visita ao dentista! Para isso usamos este livro
... que explica muito bem o que vamos encontrar lá no consultório e também o que vai acontecer durante o rastreio. Através dele conhecemos algumas palavras novas para os mais pequenos: cárie, bactéria, gengiva, rastreio... e outras novas também para os mais crescidos: placa bacteriana, por exemplo. Assim aumentamos o nosso vocabulário!
Para perceber melhor conversamos sobre o que era cada uma dessas coisas com ajuda da última página do livro, que é um glossário, ou seja, uma espécie de dicionário que explica o que querem dizer as palavras mais difíceis.

Também treinamos a escovagem correta dos dentes através de um modelo gigante da boca! E já sabemos que devemos escovar os dentinhos todos os dias depois das refeições, para evitar as cáries (buraquinhos nos dentes) que a placa bacteriana (uma coisa cheia de bactérias, que se cola aos dentes e provoca cáries) provoca.
Felizmente que o rastreio vai acontecer antes da chegada do Coelhinho da Páscoa... senão os dentinhos iriam estar sujos com chocolate, o que não dava jeito nenhum! 

Esperamos que ele venha, mesmo com o tempo de chuva que tem feito e cá pela Sala Fixe temos debatido muito este assunto nestes dias. 
Há quem ache que ele vem na mesma, outros dizem que não:
- Os coelhinhos não podem apanhar frio nem chuva, senão morrem...
- Ele pode trazer um guarda-chuva e assim não se molha!
- Mas os ovos ficam todos à chuva no recreio... e estragam-se.

Claro que todos gostavam mais que fosse assim:
Num bonito dia de sol, sairmos todos a correr para procurar por todo o recreio onde estarão escondidos os ovinhos de chocolate que o coelhinho nos deixou... e depois de os encontrar juntá-los todos numa grande cesta! 

Mas também pode acontecer o contrário...
- Também se chover de manhã o Coelhinho da Páscoa pode por os ovos aqui na sala, porque  não está cá ninguém... vamos estar todos no dentista! - disse o Mateus.

Ouviste bem coelhinho?
E vê lá se ajudas os 4 fixes doentinhos a ficarem bons para poderem vir ao jardim amanhã!

Comentários