Porque é melhor prevenir... desde pequenino

... hoje fomos fazer o habitual rastreio oral anual, só possível com a parceria da Clínica Dentária de Vila Franca, que mantemos há já 5 anos. 
Esta prática, realizada no âmbito da Educação para a Saúde, faz parte do PAA do estabelecimento e tem vindo a aportar vários benefícios relevantes para a comunidade:
  • Leva muitas crianças, pela primeira vez nas suas vidas, a uma consulta de dentista.
  • Ajuda as crianças a ambientar-se, a desdramatizar e a perder o medo de ir ao dentista.
  • Permite que cheguem a casa, sem qualquer trabalho ou encargo para os pais, todas as informações relevantes sobre o estado de saúde oral das 84 crianças que frequentam este estabelecimento.
  • Desperta os pais e encarregados de educação para a importância de cuidarem atentamente da higiene oral dos seus filhos, mesmo ainda pequeninos.
Num grupo de dezasseis fixes com nove crianças novas, oito delas de apenas 3 aninhos, não houve sequer uma lágrima, um receio, uma recusa... foi assim:
E os resultados também não são preocupantes... felizmente!

Aproveitamos para agradecer a simpatia da Drª. Daniela e da D. Flora que nos receberam na Clínica e também à Junta de Freguesia, que providenciou o nosso transporte de carrinha, onde fomos muito bem, confortáveis, seguros e abrigados da chuva que caía sem parar. 

É bom ter parceiros assim...
Oxalá todos os pais saibam valorizar este tipo de iniciativas pela importância que têm na vida escolar e na saúde dos seus filhos!


Comentários