Uma discussão... na horta!

Foi o que tivemos hoje... através de uma história contada em teatro de fantoches ;-)
Os personagens eram hortícolas (produtos da horta) e discutiam quem de todos era o mais importante... um verdadeiro disparate, conforme lhes mostrou o agricultor, já que todos são importantes para a nossa saúde!
Daí à Roda dos Alimentos, que já conhecíamos, foi só um pulinho! 
Recordamos os grupos de alimentos e lá voltamos a encontrar os hortícolas (conhecidos por legumes, segundo o senso comum) e as frutas, mas também os cereais, as leguminosas, as proteínas (carne, peixe, ovos), os laticínios (derivados do leite) e as gorduras.

Para construir uma Roda dos Alimentos formamos equipas, uma por cada grupo de alimentos, sendo um(a) menino(a) dos mais crescidos(as) responsável por cada uma delas!

Selecionamos imagens de alimentos adequados ao nosso grupo de alimentos, recortamos e colamos na respetiva fatia. No final juntamos as fatias todas, colocamos um círculo com a água no meio e apareceu a nossa Roda dos Alimentos!
É ela que nos ensina como comer de forma saudável, respeitando as quantidades indicadas!

Já de tarde fomos confrontados com um problema: 
As cenouras da nossa horta estão um pouco aborrecidas porque os meninos não se lembram que elas estão na horta. Só falam das plantas que já se vêem (alfaces, couves, ervilhas...) enquanto elas não se conseguem ver, porque estão a crescer debaixo da terra
Como poderíamos ajudar a resolver este problema?

Depois de animada conversa, lá surgiu uma ideia, ligada à horta antiga, a do Juvenal, que tinha tabuletas com as imagens do que estava plantado/semeado em cada um dos canteiros.
- Podíamos fazer o mesmo!
Claro, mas para isso tivemos que recordar todos os hortícolas que estão na nossa horta... pesquisar na internet o seu aspeto e depois desenhá-los, para podermos fazer novas tabuletas!
Amanhã iremos continuar, porque hoje o tempo não chegou para tudo! 
Tivemos que arrumar mais cedinho, para festejar o aniversário da Cindy, que foi ontem, assim como o do Gil, da sala dos amigos ;-)
E este foi um aniversário especial, porque para além de bolo(s) ainda houve champanhe! 
Mas não se assustem que foi do das crianças...
Parabéns Cindy pelos 22 anos, que contes muitos e felizes são os nossos votos!

Comentários